quarta-feira, 22 de maio de 2013

ASSEMBLÉIA DISCUTE PROPOSTA DE ESCALAS DE SERVIÇO


Audiência Pública aconteceu na tarde desta
segunda-feira (20/05)
A Assembléia Legislativa de Minas Gerais realizou audiência pública para discutir a Jornada de trabalho proposta na resolução 4152/2013 do Comando-Geral da Polícia Militar. A maior reclamação da tropa são as escalas de serviços que se continuassem como estão só permitiriam um militar folgar um sábado e domingo de 45 (quarenta e cinco ) em 45 dias. Alguns pontos foram definidos:


1 - CHAMADA DE 30 MINUTOS ANTES DO SERVIÇO
Em todas as chamadas  da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros sempre existiu a obrigação do militar de chegar 30 (trinta) minutos antes do serviço, e embora não contasse como tempo de serviço, era passível de punição seu atraso. Agora este tempo será contado como carga horária de serviço.

2 - ATIVIDADES EXTRAS COMO APURAÇÕES DE RIP E SINDICÂNCIA
Este tempo gasto pelos militares em dias e horários além da jornada normal de serviço passam a contar na carga horária de 40 horas semanais.

3 - ESCALAS DE POLICIAMENTO ESPECIALZADOS
Escalas como Rotam, BPE que tem uma escala diferenciada serão mantidas.

4 - DESTACAMENTOS
Terão flexibilidade em fazer as escalas sem contudo ultrapassar as 40 horas semanais.

5 - CORPO DE BOMBEIROS
O Corpo de Bombeiros que tem uma das escalas mais escravizantes do Estado com cerca de 240 horas semanais de trabalho apresentará até o fim de junho a proposta de uma nova escala de serviço.

Segundo o Subchefe do Estado Maior Coronel Adeli Sílvio Luiz, todas essas reivindicações foram apuradas. Ele salientou que para os policiais que trabalham no Comando de Policiamento Especial (CPE), a escala será mantida e os Comandos terão que se adequar as necessidades de cada Batalhão. Com relação aos Destacamentos, ele afirmou que os comandantes terão que fazer escalas de acordo com suas necessidades respeitando as 40 horas proposta em resolução. "Buscamos a ajuda da tecnologia que vai possibilitar que todas as escalas sejam registradas para que o que está escrito na resolução seja colocado em prática", disse. O Coronel afirmou ainda que essa tecnologia impossibilitará a escala excessiva. 
Esses pontos foram apresentados durante Audiência Pública da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizada nesta segunda-feira (20/05). Após a publicação da resolução da jornada de trabalho, muitos militares ficaram insatisfeitos com o proposto pelo comando. O Deputado CABO JULIO disse que a proposta de escala atual está desagradando os militares, pois prevê uma folga de fim de semana a cada 45 dias. Ele lembrou que a escala de preferência dos militares é a de dia sim, dia não com a dobradinha. A PM questionou as licenças médicas excessivas e CABO JÚLIO argumentou que uma das razões é a também excessiva jornada de trabalho. "É um regime de escravidão", pontuou o Deputado. 
O comando informou que esta analisando a proposta do Deputado CABO JULIO de uma escala de 10 horas de serviço. "Haverá um tempo de vacância de 120 dias para amadurecimento" , garantiu o Comando. 
Atraso 
O Deputado CABO JÚLIO disse durante audiência pública que a discussão sobre a carga horária é tardia. Ele lembrou que a falta de efetivo é um problema do Estado que é incompetente em deixar o Estado com claro absurdo. "Tem municípios em que o é efetivo é o mesmo há anos", justificou. CABO JÚLIO afirmou ainda que o militar não aguenta mais e que a proposta do Comando vai deixar o policial ainda mais desmotivado. "O militar terá que esperar dois meses para um final de semana. E a família? E os estudos? E o lazer, onde ficam", disse. 
O CB Daniel Souza Pereira, lotado no 49º BPM também concorda com o Deputado e perguntou como pais separados vão poder visitar seus filhos depois que a nova resolução entrar em vigor? Outro militar questionou a situação dos policiais que não moram nas cidades onde trabalham e que terão que ficar à disposição do comando por causa da distância do deslocamento. 
Foi proposto que o comando reavalie as escalas dos militares dos Destacamentos. O relatório da reunião será entregue para os comandos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros reavaliarem os pontos apresentados pelos policiais. 
"Temos um desafio de tentar encontrar uma escala que contemple a lei e não mude o problema de lugar, sacrificando o militar. É preciso que o policial seja um cidadão não só de deveres, mas de direito"', concluiu CABO JÚLIO. 
Corpo de Bombeiros 
Durante a reunião, o Cel. BM Ezequiel Silva, Diretor de Assuntos Institucionais do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, disse a corporação que vai apresentar uma proposta de escala de trabalho para os bombeiros militares. O Sgt walter da CUME afirmou que as escalas atuais estão adoecendo os militares. 

São Paulo terá um candidato da PM ao governo do estado



PDT apresenta pré-candidato da farda para enfrentar Alckmin em 2014
Em meio ao aumento nos indicadores de criminalidade no Estado e a críticas à sua gestão no setor de Segurança Pública, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), terá um adversário de farda na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes no próximo ano. Em reunião realizada na manhã dessa segunda-feira (20), o PDT oficializou a pré-candidatura do deputado estadual Major Olímpio e já se articula para ser a terceira via nas eleições governamentais de 2014.
“Faz 20 anos que o PSDB está no poder e nada foi feito para solucionar esses problemas (de segurança). O PT, em âmbito nacional, também não apresentou soluções. Hoje, a insegurança é o que mais aflige o cidadão paulista, e minha candidatura vem ao encontro dos interesses do povo por mais segurança e dignidade”, afirmou o major.
Em seu segundo mandato como deputado, Olímpio apoia-se na bandeira de combate à criminalidade para tentar levar seu nome a toda população do Estado. Membro da Comissão de Segurança e da Frente Parlamentar de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, Olímpio Gomes teve 135 mil votos na última eleição e diz acreditar que com alianças “programáticas” e “muito trabalho” poderá alcançar os votos necessários para chegar ao segundo turno das eleições.
O deputado já se coloca como o candidato que vai acabar com a polarização entre PSDB e PT em São Paulo.”Diante dessa crise na segurança pública e com a experiência conquistada ao longo de minha vida pública, vou me colocar como uma 3º via para a população do Estado, como o verdadeiro candidato da mudança.”
O UOL conversou, por telefone, com o deputado estadual e, agora, pré-candidato ao Governo de São Paulo, Major Olímpio.
UOL: Deputado, a candidatura é pra valer?
Major Olímpio: Tudo que me dediquei a fazer na vida foi pra valer, por isso eu garanto que vou até o final. Toda candidatura tem nascimento. Podem até achar que é uma aventura, mas vou demonstrar que tenho viabilidade política e posso ser um bom gestor para o Estado de São Paulo.
UOL: O senhor é conhecido por atuar no campo da Segurança Pública. Essa será sua principal bandeira?
M.O.: O tema central será a segurança, mas não serei um candidato monotemático. Há muitos anos venho estudando, viajando o Estado e tenho feito diagnóstico dos diversos setores de atuação do poder público. Sei que é preciso trabalhar ao lado do funcionalismo público, sei da necessidade de descentralizar o orçamento e as decisões políticas e conheço o que aflige a população paulista, que á falta de segurança.
UOL: Como deixar de ser um candidato apenas das Polícias e ser conhecido por toda população em cerca de um ano e cinco meses?
M.O.: Esse é meu grande desafio. Preciso sair dos cerca de 135 mil votos que possuo e superar os 5 milhões para chegar ao segundo turno. Para alcançar essa meta vou, a partir de hoje, intensificar minhas viagens, meus estudos, minhas conversas com o único objetivo de criar musculatura política e apresentar um plano de gestão compatível com os anseios do povo paulista.
UOL: É uma quantidade enorme de votos, o senhor acho possível alcançar esse objetivo?
M.O.: É uma corrida contra o tempo. Ninguém tem a pedra filosofal para fazer isso, mas vou trabalhar 24 horas por dia para chegar em 2014 sendo conhecido por toda população de São Paulo.
UOL: A segurança pública é hoje um problema para o governo Alckmin  Nesse cenário, o senhor vê esse tema como um trunfo da sua candidatura?
M.O.: Dizer que a insegurança é um trunfo seria errado de minha parte. Esse descaso com a segurança no Estado gerou essa sensação de insegurança que hoje é o que mais aflige nosso povo. Faz 20 anos que o PSDB está no poder e nada fez para solucionar esse problema. Com tudo isso, é claro que vou trazer esse debate como tema principal de minha campanha, mas não focarei só isso. Como disse, não serei um candidato monotemático.
UOL: Como o PDT decidiu pelo lançamento da sua pré-candidatura?
M.O.: O partido realizou na manhã de ontem (20) uma reunião da executiva nacional. Presente ao encontro, o nosso presidente nacional, Carlos Luppi, falou sobre as expectativa de crescimento da sigla e ponderou sobre o fato de São Paulo ser um dos carros chefes para esse crescimento. Dentro desse cenário, de forma unânime, os membros presentes decidiram que minha candidatura seria o caminho para alavancar o crescimento do partido no Estado e uma alternativa esse modelo de gestão que ai está.
UOL: Além da questão partidária, qual o motivo da candidatura?
M.O.: É claro que existe uma polarização na disputa em São Paulo, de um lado PSDB, e do outro, PT. O PSDB está há 20 anos no poder e há um desgaste visível, já o PT tenta alcançar o comando do Estado depois de conseguir a prefeitura. Diante dessa crise na segurança pública e com a experiência conquistada ao longo de minha vida pública, vou me colocar como uma terceira via para a população do Estado.
Fabio Serapião Do UOL / Capitão Assunção

Cavalaria da Policia militar de Minas Gerais, é interditada pelo IMA em caráter preventivo em Belo Horizonte, diz PM


Animal que esteve na unidade está com suspeita de mormo.

IMA informou que todos cavalos passarão por exame.
O Regimento de Cavalaria da Polícia Militar (PM), localizado em Belo Horizonte, foi interditado em caráter preventivo nesta terça-feira (20), segundo a corporação. De acordo com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), a interdição foi realizada depois da denúncia de que um animal que esteve na unidade estaria com suspeita de mormo.
Conforme a PM, este cavalo, que não pertence à polícia mineira, esteve no regimento por uma noite, despois de disputar uma competição no Espírito Santo, estado em que, segundo o IMA, está havendo diversas ocorrências da doença.
O instituto informou que todos os animais da cavalaria serão submetidos a exame. A polícia reforçou que nenhum dos cavalos da corporação apresenta sintoma de mormo.
Ainda segundo o IMA, se o resultado dos exames for negativo, a interdição será imediatamente suspensa. Em caso de confirmação, o animal doente deverá ser sacrificado.
Durante o período em que o Regimento de Cavalaria estiver interditado, os militares da unidade vão trabalhar no Batalhão de Eventos.

SUPER FATURAMENTO EM UNIFORMES DA POLICIA DE MINAS

Devido a grande procura por uniformes novos. as empresas que são cadastradas junto a Policia Militar de Minas Gerais, estão super faturando os preços das peças de uniformes devido os cursos que estão chegando para Sargento, não estão dando chances dos militares que muita das vezes estão fazendo o curso e irão reformar.
Muita das empresas estão guardando os uniformes para que a procura aumente e assim eles possam vender rápido e mais caros, em algumas empresas um sapato que custava R$60,00 hoje esta custando R$140,00.  Isto é uma vergonha....