quinta-feira, 16 de maio de 2013

Após ser afastado, Paulo Schettino volta a comandar a FMF


PODER

Na presidência da FMF desde 2004, Schettino foi afastado do cargo na quarta-feira, e em seu lugar o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) nomeou dois interventores

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Fonte Normal
MINEIRAO , CAMPEONATO MINEIRO 2009 , ATLETICO 6 X 0 UBERABA . COLETIVA DO PRESIDENTE DA FMF PAULO SCHETTINO SOBRE AS ACUSACOES DO PRESIDENTE DO GALO ALEXANDRE KALIL .
Schettino retorna ao comando da FMF após conseguir recurso
PUBLICADO EM 16/05/13 - 19h41
Durou apenas um dia o afastamento de Paulo Schettino da presidência da Federação Mineira de Futebol (FMF). Atendendo a um recurso de agravo de instrumento, impetrado na 13ª Câmara Civel de Belo Horizonte, o desembargador Newton Teixeira Carvalho determinou, nesta quinta-feira, a volta do dirigente ao comando da entidade. 

Na presidência da FMF desde 2004, Paulo Schettino foi afastado do cargo na quarta-feira, e em seu lugar o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) nomeou o economista Fernando Aurélio Machado e a contadora Sarah dos Santos Barbosa como interventores da instituição até que uma nova eleição fosse convocada.
Os interventores estiveram nessa quarta na sede da FMF para assumir o cargo e começar a trabalhar, mas no fim da tarde chegou o documento da 13ª Câmara Civel reconduzindo Paulo Schettino ao cargo de presidente.
“Fizemos tudo dentro da lei. A decisão da assembleia geral de prorrogar o meu mandato é soberana e agora eu tenho meu direito reconhecido para voltar ao comando da Federação”, destacou Paulo Schettino em entrevista à Rádio Itatiaia.
Recurso
Afastamento do dirigente da presidência da FMF aconteceu porque o Tribuna de Justiça considerou procedentes as denúncias de irregularidades na entidade. Paulo Schettino rechaçou a decisão e garantiu que a prorrogação de seu mandato contou com o apoio dos principais clubes de Belo Horizonte. 
Schettino reassume nesta quinta o cargo de presidente da entidade, mas ainda cabe recurso a outras instâncias das justiça, inclusive ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva, em Brasília. “Domingo estaremos premiando o campeão mineiro normalmente. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais é respeitoso e eu tenho certeza que no final as coisas se desenrolarão da melhor maneira possível”, ressaltou Schettino.

Sinal com radar fica amarelo por apenas dois segundos


Transição onde não há fiscalização tem intervalo maior; BHTrans diz que margem de erro eleva intervalo

Na Via Expressa, semáforo que conta com radar leva dois segundos entre o verde e o vermelho
Na Via Expressa, semáforo que conta com radar leva dois segundos entre o verde e o vermelho
PUBLICADO EM 16/05/13 - 3h0
Uma diferença de segundos pode ser suficiente para que um motorista menos atento seja flagrado pelo detector de avanço de sinal. E a infração foi registrada, apenas nos três primeiros meses do ano, 31.886 vezes em Belo Horizonte, segundo o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG). No entanto, motoristas alegam que o número elevado de autuações não se deve apenas à imprudência. Em muitos casos, a explicação dada por eles está no tempo reduzido entre a iluminação verde e a vermelha.


Não há lei que regulamente o tempo de permanência da luz amarela no semáforo. O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), no entanto, recomenda, em um manual dirigido aos órgãos de trânsito de todo país, que em vias com velocidade permitida de até 60 km/h, o tempo seja de pelo menos quatro segundos.

A reportagem de O TEMPO percorreu ontem 12 dos 40 pontos onde radares de avanço de sinal foram instalados na capital. Em todos eles, o tempo de passagem entre uma sinalização e outra é de dois segundos, diferentemente dos três sinais cronometrados pela reportagem em que não havia radar, onde são quatro segundos.
É o caso, por exemplo, do cruzamento entre as avenidas Amazonas e Barbacena, no bairro Santo Agostinho, na região Centro-Sul da cidade, onde os veículos que seguem em direção ao centro têm dois segundos para frear antes que a passagem se torne proibida. Já no sinal instalado na mesma avenida, mas no cruzamento com a Francisco Sá, na região Oeste, onde não há o aparelho, essa mudança na sinalização leva quatro segundos.
Margem.  Para a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), a diferença pode ser justificada por um erro nos cronômetros utilizados pela reportagem – as medições foram feitas sempre por dois aparelhos, que apresentaram o mesmo resultado. A empresa garantiu, entretanto, que iria verificar a programação dos sinais nos locais visitados.
Ainda conforme a BHTrans, a duração da sinalização amarela no trecho da Amazonas é de três segundos, com mais dois segundos de vermelho total, uma espécie de margem de erro entre o fechamento de um sinal e abertura de outro, o que daria aos motoristas até cinco segundos para a travessia.

“A programação dos sinais não é feita apenas com base na velocidade permitida, mas em critérios como o comprimento da travessia para pedestres e a largura dos cruzamentos”, explicou o coordenador de operações da BHTrans, Fernando Pessoa.

Mais seis radares entram em operação nas estradas mineiras

Os equipamentos começam a funcionar a partir do próximo sábado. Eles terão tecnologia que identifica as placas dod veículos e emite um alerta caso encontre irregularidades

Publicação: 16/05/2013 14:49 Atualização: 16/05/2013 15:58
 (Arte/Soraia Piva)

Para tentar recuperar veículos roubados e/ou com alguma irregularidade, o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) vai instalar seis novos radares inteligentes em três estradas mineiras. Os equipamentos entram em operação no próximo sábado na BR-497, em Uberlândia,  MG-223 em Araguari,  e MGC-452, em Tupaciguara. A velocidade máxima permitida por eles será de 60 km/h. 

Esses radares conseguem fazer a leitura das placas dos veículos e verificam as informações existentes no banco de dados fornecido pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG), que é atualizado diariamente. Quando identifica alguma irregularidade, como licenciamento atrasado, veículo roubado, ou mandado de busca a apreensão contra ele, emite um sinal sonoro que avisa o operador em um posto policial. 

Com o alerta, os policiais conseguem montar um cerco e recuperar o automóvel. Segundo o DER, o equipamento reduz a possibilidade de um policial ser surpreendido durante a abordagem.

As estradas mineiras já contam com três aparelhos do mesmo tipo dos que vão entrar em operação no próximo sábado. Os equipamentos estão instalados na MG-030, na Grande BH, e dois na MG-290, em Pouso Alegre, Região Sul de Minas. Em todo o estado, já são 225 pontos fiscalizados por radares fixos. 

Veja os locais onde serão instalados os novos radares. 
BR-497 – Entrada para Uberlândia Setor Oeste – km 18,2 / Uberlândia 
BR-497 – Entrada para Uberlândia Setor Oeste – km 19,2 / Uberlândia 
MG-223 – Araguari Entrada para MG-413 sentido Piracaiba / km 113,8
MG-223 – Araguari Entrada para MG-413 sentido Piracaiba / km 114,8
MGC-452 - Entrada para Brilhante e Aeroporto de Tupaciguara / km 54,4 
MGC-452 - Entrada para Brilhante e Aeroporto de Tupaciguara / km 55,3

Casa da Barbie é inaugurada em Berlim com queima da boneca e protesto do Femen

Manifestantes reclamam do "sexismo" associado ao tradicional brinquedo

Publicação: 16/05/2013 18:06 Atualização: 16/05/2013 18:59
Barbie foi 'crucificada' e queimada por manifestantes em Berlim, na Alemanha (AFP PHOTO / BARBARA SAX)
Barbie foi "crucificada" e queimada por manifestantes em Berlim, na Alemanha

Objeto de desejo entre as meninas nos últimos 50 anos, foi inaugurada nesta segunda-feira, em Berlim, na Alemanha, a tão esperada casa em tamanho real da boneca mais famosa do mundo, a Barbie. No entanto, a celebração passou longe de ser a sonhada por empresários e fãs do brinquedo. Ativistas de diversos grupos roubaram a cena em um protesto contra o "sexismo" e o "capitalismo" que estariam associados ao local.

Entre os manifestantes, estavam representantes do movimento Femen. Sem blusa - como de costume -, as mulheres queimaram uma Barbie "crucificada" dentro do sapato rosa que serve como fonte de água no jardim de entrada da casa.


A CASA Com 2,5 mil metros quadrados, a mansão da boneca é impecavelmente rosa. A ideia é que quem for visitar a casa possa passar o dia no mundo da boneca. É possível passear por todos os cômodos, assando cupcakes rosas na cozinha e admirando o enorme armário de sapatos altos da Barbie, além, é claro, de comprar exemplares do brinquedo.

Ex-policiais militares e porteiro da Câmara Municipal de BH são presos com 10 kg de cocaína


O trio faz parte de uma quadrilha que vendia drogas com alto teor de pureza. Dois veículos foram apreendidos com o grupo que teria ligação com Roni Peixoto

Publicação: 16/05/2013 16:48 Atualização: 16/05/2013 17:48
Os criminosos estavam com cocaína considerada pela Polícia Civil como a mais pura do mercado (Thiago Lemos/EM/D.A.Press)
Os criminosos estavam com cocaína considerada pela Polícia Civil como a mais pura do mercado

Uma operação da Polícia Civil terminou com três homens presos com 10 quilos de cocaína com grande pureza em Belo Horizonte. Entre os detidos estão dois ex-policiais militares e um porteiro da Câmara Municipal. O grupo começou a ser investigado há três meses pelo Departamento de Investigação Antidrogas. As investigações apontaram que um dos integrantes tinha ligações com o traficante Roni Peixoto, apontado como braço direito de Fernandinho Beira-Mar. 

As investigações sobre o grupo começaram em março deste ano, depois que a polícia recebeu informações de que Maurício dos Santos Barbosa, de 34 anos, o Cabeção, estava comprando e vendendo cocaína com alto teor de pureza, conhecida como “escama de peixe”. Para tentar enganar as autoridades, o homem trabalhava como porteiro terceirizado na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Segundo a Polícia Civil, não ficou verificado nenhum indício que o tráfico de drogas acontecia no local. 

Na última segunda-feira, os investigadores receberam a informação de que Maurício iria receber um carregamento de drogas na Praça da Madona, no Bairro Céu Azul, em Venda Nova. Os policiais se posicionaram em pontos estratégicos e ficaram observando a entrega do entorpecente. Durante a ação, dois homens estacionaram um Ford Ka, placa GSB-3123, nas imediações da praça e entregaram as chaves do veículo para Maurício. Em seguida, a dupla entrou em um Tempra, placa KJG-7564. 

Dois carros usados pelos criminosos foram apreendidos (Thiago Lemos/EM/D.A.Press)
Dois carros usados pelos criminosos foram apreendidos
Antes mesmo de deixarem o local, os policiais abordaram os suspeitos. Dentro do Ford Ka, foram encontrados dez tabletes prensados de cocaína. Os homens que deixaram a droga no veículo foram identificados como Heli Ferreira da Silva, de 43 anos, e Everaldo Alves Ferreira. Para a polícia, prisão dos dois policiais foi vista como surpresa. “Sabíamos que o Cabeção iria receber um grande carregamento e por isso o acompanhamos. Mas não esperávamos que fossem essas pessoas”, explica o delegado Vladimir Soares

As investigações apontaram que Heli tinha ligações com o traficante Roni Peixoto. Ele já tinha sido preso em 2006 com aproximadamente 500 quilos de maconha. Já Everaldo, que apresentou documentos falsos na abordagem, foi detido em 2008 com drogas. “A experiência que eles tiveram no trabalho policial poderia facilitar a forma deles de agirem, uma vez que eles sabem como funcionam as operações da polícia”, diz o delegado. 

A droga encontrada com os criminosos tinham um alto poder de pureza. Segundo a Polícia Civil, a cada um quilo da cocaína, os traficantes poderiam transformá-lo em 10 quilos. As investigações vão continuar para tentar identificar a origem do entorpecente. Há a suspeita que ele tenha sido trazido o Mato Grosso. 

Os três homens foram presos em flagrante. Os dois veículos usados na entrega da cocaína também foram apreendidos pela polícia.

Sem acordo salarial, PM promete maior manifestação já feita em 13 anos



greve ms

Em uma pré reunião da ACS e BM/MS (Associação de Cabos, Soldados e Bombeiros Militares de Mato Grosso do Sul), os servidores em sua maioria rejeitaram o aumento de 7% proposto pelo governador e prometeram, caso não houver avanço nas negociações, o aquartelamento (protesto no qual os policiais não saem dos quartéis) e uma grande manifestação, somente comparada há 13 anos.
A afirmação é do presidente da ACS, Edmar Soares. Ontem (15), ele esteve reunido com o governador André Puccinelli (PMDB), representantes da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública), além do comandante geral da PM/MS, Coronel Carlos Alberto David dos Santos.
“A grande dos municípios de MS recusou a proposta. E o governador ainda disse que não tinha condições de melhorar e por isso irá manter a proposta de oferecer 7% em maio e 8% de reajuste salarial em 2014, além de 20% para soldados e 14% para cabos. Com essa proposta, vamos organizar uma grande manifestação neste sábado (18), na praça do Rádio Clube”, garante o presidente.
A categoria diz ainda que enviará a proposta de reajuste para ser votada na próxima terça-feira. “Se houver recusa, vamos sugerir o aquartelamento e me responsabilizo pelos pelotões. Algo do tipo só ocorreu no ano 2000 e com isso queremos provar que o governador está sendo mentiroso em suas afirmações e que tudo que está acontecendo é culpa dele”, afirma o presidente Soares.
Além das promessas de reajuste salariais, o presidente diz ainda que Puccinelli se comprometeu a realizar cursos de valorização dos praças. “Tudo deveria ser feito no ano passado, inclusive o preenchimento das vagas em claro (ascensão, porém o governador não autoriza), alegando impactos na folha de pagamento”, explica o presidente.
O servidor recebe atualmente R$ 2,2 mil, quando possuem a pretensão de salário inicial de R4 4,3 mil mensais. São 4.584 cabos, soldados e bombeiros da PM/MS em atividade, além de 1.841 subtenentes e sargentos.

Justiça de São Paulo manda PM voltar a socorrer vítimas


São Paulo - O juiz Marcos Pimentel Tamassia, da 4.ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo, suspendeu uma norma baixada em janeiro pela Secretaria da Segurança Pública de São Paulo que proibia PMs de socorrerem vítimas de violência. O policial deveria só isolar o local do crime e esperar a chegada do socorro.
Quando a norma saiu, o secretário da Segurança, Fernando Grella Vieira, afirmou que tinha como objetivo coibir a ação de PMs que cometem violência ao simular que estão ajudando as pessoas - nos casos investigados como "resistências seguidas de morte". Outro ponto importante da mesma resolução foi alterar a classificação das 
ocorrências para "morte decorrente de intervenção policial".
Após denúncias de que PMs estariam deixando de prestar socorro a vítimas - e até impedindo o socorro de parentes -, uma ação civil pública foi proposta pelos promotores Luiz Roberto Faggioni e Amanda Alves D'Arienzo em abril. Os dois alegaram que "a ausência do resgate em tempo coloca em risco a saúde e a vida das 
pessoas, além de causar atritos entre a população e a polícia, entre a polícia e o Samu (resgate) e entre o Samu e a 
população".
Em resposta, Grella informou no processo que "em momento nenhum" a resolução impugnada previa "eventual proibição de prestação de socorro". Já a PM disse que a regra de atendimento às vítimas de violência grave - entre elas lesão corporal e homicídio - foi criada para que as investigações transcorram com isenção. Dessa forma, nem "terceiros" poderiam auxiliar os feridos. Ontem, o jornal O Estado de S. Paulo não conseguiu contato com a 
secretaria.
O juiz do caso considerou o argumento do Ministério Público. "Em nenhuma linha (da resolução) se lê claramente que a polícia paulista está autorizada a prestar eventual socorro ou permitir a permitir que familiares o façam", diz Tamassia.
Segundo o inquérito civil, equipes do Samu já chegaram a ser hostilizadas por policiais. De acordo com informações prestadas pelos diretores do órgão, a resolução não foi discutida previamente. Os representantes do Serviço destacaram ainda que o socorro deveria ser prestado por qualquer pessoa na área - e rapidamente.