terça-feira, 5 de março de 2013

ALERTA, ALERTA, Bichos estão sob suspeita de leishmaniose no Zoológico de Belo Horizonte


Animais de duas espécies da família dos canídeos abrigados pela Fundação Zoo-Botânica de BH teriam contraído a doença e visitantes temem ser contaminados

Publicação: 05/03/2013 06:00 Atualização: 05/03/2013 06:38
Zootecnista Aldre Brito passeava com o filho, de 2 anos, e se mostrou preocupado com a notícia do surgimento da doença no zoo
 (Marcos Vieira/EM/D.A Press)
Zootecnista Aldre Brito passeava com o filho, de 2 anos, e se mostrou preocupado com a notícia do surgimento da doença no zoo

As doenças que levaram à morte animais como a gorila Kifta, no último sábado, quase um ano depois de o companheiro Idi Amim falecer, não trazem perigo apenas aos 3,5 mil animais do acervo do Zoológico de Belo Horizonte. Há enfermidades em espécies que ameaçam visitantes menos avisados. A reportagem do Estado de Minas teve acesso a informações de profissionais ligados à instituição que dão conta de que os cinco cachorros-do-mato-vinagre e os dois lobos-guará que vivem ali estão contaminados por leishmaniose visceral, uma doença transmissível ao homem e que pode levar à morte, especialmente crianças, idosos e pessoas debilitadas. O zoológico confirma que um primeiro exame apontou a doença, mas que mais testes precisam ser feitos para confirmar a situação. Enquanto isso, domingo passado, esses animais continuavam circulando em seus recintos a menos de dois metros dos visitantes.

A Secretaria Municipal de Saúde informou ontem que a Gerência de Zoonoses da Pampulha foi comunicada sobre a presença de um cachorro-do-mato-vinagre com exame positivo para leishmaniose, mas aguarda um novo resultado para confirmar a doença. Ao contrário do que a secretaria recomenda para os animais domésticos afetados pelo tipo visceral da doença, que é o sacrifício, o órgão informou que no zoológico foram tomadas medidas como borrifação do local e isolamento do animal.

Em 2012, até novembro, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou pelo menos 84 internações médicas de pessoas com leishmaniose visceral em BH. Nos leitos desses hospitais houve pelo menos uma morte. O Ministério da Saúde estima que a letalidade da doença seja de 90% quando não há tratamento logo no início da manifestação do mal. A leishmaniose é uma infecção causada pelo protozoário Leishmania chagasi, transmitido pelo mosquito-palha. Os cães são os hospedeiros mais comuns do protozoário, contaminando mosquitos que se alimentam de seus sangue, e estes, por sua vez, transmitem a doença aos homens. BH é considerada área endêmica da doença, ou seja, ela circula com frequência pelo território.

O Manual de Vigilância e Controle de Leishmaniose Visceral no Brasil, editado pelo Ministério da Saúde, determina que animais infectados devem ser sacrificados e não submetidos a tratamento, uma vez que a pasta não considera esse procedimento eficaz. E a eutanásia, ainda que polêmica, tem sido a prática do Centro de Controle de Zoonoses de BH no que se refere aos cães errantes e de propriedade privada. Contudo, essa parece não ser a estratégia a ser seguida pelo zoológico. De acordo com a chefe da Seção de Mamíferos da Fundação Zoobotânica, Valéria Pereira, caso seja confirmado que os animais estão contaminados o procedimento será outro. “Vamos procurar um tratamento para as espécies”, disse. Pereira não considera que representem perigo imediato aos visitantes e por isso não removeu os espécimes suspeitos de estar doentes da exposição. “Nós aplicamos remédio no pelo dos animais e colocamos coleiras com repelentes para impedir que os mosquitos os piquem e depois possam ter contato com os visitantes”, diz. 

CRÍTICAS No domingo passado, a reportagem do EM constatou a presença de pelo menos três cachorros-do-mato-vinagre e de dois lobos-guará, todos sem coleiras no pescoço. Pior do que isso, a área onde ficam é especialmente infestada por mosquitos, sendo comum ver os visitantes se abanando para afugentar os insetos inoportunos. O zootecnista Aldre Brito, de 30 anos, passeava com a mulher e o filho, de 2 anos, e se mostrou preocupado com a informação de que os animais poderiam estar contaminados por leishmaniose visceral. “Só de haver uma suspeita, esses animais deveriam ser afastados. Não se brinca com a saúde das pessoas que vêm aqui com suas famílias, achando que é seguro”, afirma. O psicólogo Rodrigo de Souza Lopes, de 41, que também levou a família para conhecer os animais selvagens, considera perigoso a exposição de espécimes doentes. “A gente não sabe até onde essas mortes de bichos têm haver com a falta de condições ou de tratamento que recebem. Mas a segurança do visitante deve ser a prioridade”, salienta.

A morte da gorila Kifta trouxe vários questionamentos sobre as condições do zoológico e a situação de saúde de alguns animais. A direção confirmou que um dos tigres estava com uma doença renal gravíssima e de difícil tratamento, desde que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) o retirou de um circo e entregou aos cuidados da instituição, há 6 meses. Rumores sobre a morte de um dos rinocerontes foram negados e a direção confirmou que uma praga infectou os flamingos e todos tiveram de ser mortos para não contaminar outras aves. A doença teria chegado ao zoológico, segundo a instituição, trazida por aves migratórias que frequentam a Região da Pampulha.

SAIBA MAIS
PRINCIPAIS TIPOS

Leishmaniose é uma doença transmitida por protozoários do gênero leishmania. No Brasil há atualmente seis espécies de protozoários responsáveis por causar doença humana. As variedades mais encontradas são a leishmaniose visceral  (LV) e a leishmaniose tegumentar americana (LTA). A primeira é conhecida como calazar, esplenomegalia tropical e febre dundum. 

A LV é transmitida ao homem por meio da picada do inseto vetor (Lutzomyia longipalpis) conhecido popularmente como mosquito-palha, birigui, asa branca, tatuquira e cangalhinha. Esses insetos têm hábitos noturnos e vespertinos, atacando o homem e os animais principalmente no início da noite e ao amanhecer. Os sintomas mais frequentes são febre e aumento do volume do fígado e do baço, emagrecimento, complicações cardíacas e circulatórias, desânimo, prostração, apatia e palidez. Pode haver tosse, diarreia, respiração acelerada, hemorragias e sinais de infecções associadas. Quando não tratada, a doença evolui podendo levar à morte até  90% dos doentes. Por sua vez, a LTA é uma doença infecciosa, não contagiosa, que provoca úlceras na pele e mucosas. É transmitida ao homem pela picada das fêmeas do mosquito flebótomo infectadas. As lesões mucosas são mais frequentes no nariz, boca e garganta. Quando atingem o nariz podem ocorrer entupimentos, sangramentos, coriza e aparecimento de crostas e feridas. Na garganta, dor ao engolir, rouquidão e tosse.

Cardeais começam reuniões sob sigilo; brasileiro ganha força para ser papa


Publicação: 05/03/2013 00:12 Atualização: 05/03/2013 06:54
 (Divulgação/Arquidiocese de Sao Paulo)Renata Tranches e
Diego Amorim, enviado especial



Brasília e Cidade do Vaticano – Os profundos dilemas no seio da Igreja Católica, expostos para o mundo com a renúncia de Bento XVI, deram o tom da primeira reunião preparatória do conclave que escolherá o novo líder da Santa Sé. Dos 115 cardeais com direito a voto, 103 estavam ontem em Roma para as Congregações Gerais. Mas, ao fim do primeiro dia de encontro, a data para o conclave não havia sido fixada. Os religiosos exerceram forte pressão para que seja aberto a eles o relatório entregue no fim do ano passado a Bento XVI, tratando do teor de documentos sigilosos sobre escândalos e intrigas na alta cúpula do Vaticano – o caso batizado de Vatileaks. Esse relatório, elaborado por três cardeais, teria um dos motivos da renúncia do agora papa emérito, segundo versões da imprensa. 

A despeito do silêncio que se fecha em torno dos cardeais, continuam ganhando força as especulações sobre os “papáveis”, em um contexto no qual se impõe cada vez mais o exame das origens e capacidades de cada um para lidar com os desafios que a Igreja terá de enfrentar. No fim de semana, o nome de dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, passou a figurar entre as principais apostas da imprensa estrangeira. Ele aparece em todas as listas, algumas das quais incluem outros nomes de brasileiros, representantes do maior país católico do mundo. Os cardeais italianos, favoritos nos primeiros dias após a renúncia, começam a perder força. Embora formem a nacionalidade mais numerosa no Colégio Cardinalício (28, entre os 115 eleitores), eles parecem muito associados às denúncias de corrupção e carreirismo na Cúria Romana.

As duas primeiras rodadas de reuniões foram realizadas na Sala Nova do Sínodo, uma pela manhã e outra à tarde. Segundo a Santa Sé, continuarão sendo realizados dois encontros diários até que seja determinada uma data para o início do conclave e das votações, na Capela Sistina. O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, indicou que ontem os cardeais concordaram em divulgar uma mensagem para expressar ao papa emérito sua "afeição e gratidão". 

O porta-voz não escondeu a cobrança por explicações, quatro dias após a histórica renúncia de Bento XVI. Segundo Lombardi, não haverá uma discussão geral sobre o Vatileaks, mas os cardeais poderão pedir "todas as informações que julgarem necessárias". Consultados pela agência France-Presse, religiosos evidenciaram a pressão, que começou já no fim de semana. "Queremos estar cientes do que está acontecendo no Vaticano, no conjunto da organização central da Igreja, que passou por turbulências nos últimos tempos", declarou o cardeal francês Philippe Barbarin. "Se quisermos tomar boas decisões, devemos ter algumas informações relacionadas a isso", reforçou o sul-africano Wilfrid Napier. Nos dias que se seguiram ao anúncio de que Bento XVI deixaria o trono, a imprensa italiana noticiou a existência de um dossiê secreto entregue a ele pouco antes, descrevendo situações comprometedoras para a imagem da Igreja.

Entre os problemas abordados estariam os escândalos de abuso sexual de menores, que alcançaram inclusive o alto escalão da Igreja. O cardeal Keith O’Brien, único representante britânico, renunciou e não participará do conclave, porque vieram à tona denúncias de "conduta imprópria" dele com jovens seminaristas. Ontem, o cardeal de Chicago, Francis George, defendeu que o próximo papa terá de ser capaz de impor uma política de "tolerância zero" como lei universal da Igreja com relação aos abusos. 

APOSTA BRASILEIRA Em meio às especulações, o nome de dom Odilo firma-se entre os favoritos a ocupar o Trono de Pedro. Sintomaticamente, correspondentes estrangeiros no Vaticano abordam jornalistas brasileiros em busca de informações sobre ele. Com menor frequência, também é citado o arcebispo emérito de Brasília, dom João Braz de Aviz. De volta das reuniões, na chegada ao Pontifício Colégio Pio Brasileiro, onde estão hospedados os cardeais brasileiros, o arcebispo de São Paulo não quis falar, invocando o voto de silêncio feito logo de manhã. Já o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Raymundo Damasceno, deixou escapar um breve comentário sobre a possibilidade de dom Odilo ser papa: "Quem sou eu para dizer? Isso, só o Espírito Santo, só Ele mesmo". 

As apostas apontam ainda os cardeais de Milão, Angelo Scola,; de Quebec (Canadá), Marc Ouellet; de Nova York, Timothy Dolan; e o ganense Peter Turkson. O especialista em Vaticano Vincent Lapomarda, da College of the Holy Cross (EUA), destaca a proximidade do africano com Bento XVI. "Turkson tem familiaridade com pelo menos meia dúzia de idiomas e é um estudioso bíblico que tem ajudado Bento XVI nos últimos três ou mais anos", afirmou. "Apesar da máxima segundo a qual, no conclave, quem entra papa sai cardeal, é bom lembrar que não foi o caso de Eugenio Pacelli (papa Pio XII)", completa, referindo-se ao conclave de 1939.

Sonho do funcionalismo lota cursinhos em BH.


Você joven não perca esta oportunidade
Sonho do funcionalismo lota cursinhos em BH 500 vagas abertas, entre elas as de formação da Polícia Militar e de Perito Criminal da Polícia Civil
Publicado no Super Notícia em 05/03/2013
Avalie esta notícia » 
2
4
6
8
JANINE HORTA
FOTO: FOTOS VERA GONÇALVEZ
Nas salas de aula do Pleno Preparatório, não cabem mais alunos, a maioria de olho numa vaga no funcionalismo estadual
Galeria de fotos
"Nunca houve tantas opções e vagas para concursos públicos como está ocorrendo neste ano. Nossas salas já estão lotadas e quase todas voltadas para os concursos estaduais, principalmente os da Polícia Militar". A frase é de Vivian Alves, coordenadora da escola Pleno Preparatório, especializada em concursos públicos e localizada no centro de Belo Horizonte.

São cerca de 4.500 vagas abertas. Somente um dos concursos da Polícia Militar - o Curso de Formação de Soldados, em que os aprovados receberão R$ 3.182 mensais para estudar e depois se tornar soldado - possui 1.600 vagas. A exigência de apenas ensino médio, somada ao salário considerado razoável, torna o cargo atraente para os "concurseiros".

Assim, no Pleno há pelo menos dez turmas somente com alunos que estudam para as vagas estaduais. Além da Polícia Militar, um outro concurso muito procurado está sendo o de Perito Criminal da Polícia Civil. São 95 vagas, com salário de R$ 5.446,78 para quem tem qualquer curso superior.

"Abriremos uma nova turma para Perito Criminal nesta quarta-feira, dia 20 de fevereiro, devido à procura. Como já não temos salas disponíveis, vamos encaixar a turma na sala de uma outra da área de saúde, que só tem aulas às segundas e terças-feiras. Assim, essa nova turma terá aulas inicialmente de quarta à sexta. Depois ampliaremos o horário", diz Vivan.

Lotado também

Já não há vagas em nenhuma das cinco unidades da mais antiga escola preparatória de concursos da capital mineira, o curso Orvile Carneiro, que tem hoje cerca de 3.500 alunos.

Lá também, de acordo com a gerente acadêmica Ana Karine Senra, o concurso que está sendo mais procurado é o Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar.

E o que está fazendo mais sucesso é o de Perito Criminal da Polícia Civil. "Ambos com muitas vagas e salários razoáveis", comenta Ana Karine.

Embora agora já não haja vagas no Orvile Carneiro, o planejamento da escola é abrir novas turmas a partir de março, para outros editais também muito aguardados, como o da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Caixa Econômica Federal e INSS. "Porque, até lá, algumas provas de alguns dos concursos em andamento já terão sido realizadas", diz Ana Karine.

Investimento
Estudar para o concurso de Perito Criminal, cuja prova será em junho deste ano, varia de preço conforme o cursinho. No Pleno Preparatório, na nova turma que abre nesta quarta-feira, o investimento é de R$ 1.670. Já no Orvile Carneiro, o curso completo, que já começou há alguns meses, saiu por R$ 2.300.
Carateca se prepara para ser perita
Há dois anos Maria Aparecida Siman, 52, professora de matemática e física, estuda para se tornar perita criminal da Polícia Civil de Minas Gerais. "Estou quase me aposentando como professora estadual e agora quero viver novas experiências. E sempre quis ser perita, nunca quis fazer outro concurso", conta ela.

De fato, Maria Aparecida está bastante dedicada a esse desafio. Entrou no cursinho Pleno Preparatório antes da publicação do edital, estudando todos os dias no horário noturno.

Além da prova escrita, no dia 2 de junho, os desafios da prova física – testes de corrida, cooper, e flexões de braço, entre outros – e o fato de o edital trazer a observação "profissão que oferece risco de vida" não a apavoram. "Nada me assusta, sou carateca", desafia. (JH)

I SIMPÓSIO DE DIREITO PENAL MILITAR DO 32º BPM


 | 05/03/2013 | Comments (0)

simposioPor ocasião das comemorações de seu aniversário, o 32º BPM de Uberlândia, realizou seu I Simpósio de Direito Penal Militar. Na ocasião a AOPMBM foi representada pelo Associado Ten Cel PM QOR Murílo Ferreira dos Santos, que compareceu ao evento também na qualidade de Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Militar.
O evento contou com a presença de autoridades militares e civis, com destaque para o Cel PM Dilmar Crovato, Comandante da 9ª RPM, o Juiz Cel BM Osmar Duarte Marcelino, Presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais e o Ten Cel Elial Alves Júnior, Comandante do 32º BPM.
As palestras contemplaram tantos os aspectos mais gerais quanto os mais específicos desse importante e pouco conhecido ramo do Direito. Também, o evento foi alvo de muitos elogios por parte dos militares e civis presentes.
A AOPMBM parabeniza os coordenadores do evento, especialmente aos Comandantes da 9ª Região e do 32º BPM, bem como ao Cap Júlio César por essa significativa iniciativa de promoção do Direito Militar no Triângulo Mineiro. 01020405

Morre, no Dom Helder, policial ferido em tentativa de assalto a banco em Rio Formoso


"vejam este vídeo"

 | 28/02/2013 | Comments (0)
Luto 2tentativa de assalto à agência do Bradesco em Rio Formoso, na Mata Sul de Pernambuco, na manhã dessa quarta-feira (27), deixou mais um morto. O policial militar Antônio Carlos de Lima, 45, acabou falecendo no Hospital Dom Helder Câmara, no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, ainda na quarta.
Um suspeito do crime também morreu na troca de tiros após a investida contra o banco: Ziclécio da Silva, 41. De acordo com a polícia, a tentativa de assalto foi feita por seis homens, dos quais dois fugiram e ainda não foram identificados.
Segundo a polícia, os suspeitos acompanharam a ida do subgerente do Bradesco, José Saulo de Andrade, 43, de casa até o banco pela manhã. Ao chegar lá, foi abordado e ameaçado. Os clientes que aguardavam a abertura da agência foram feitos reféns.
Ao tentar sair do estabelecimento, os homens foram surpreendidos pela polícia. A troca de tiros que deixou feridos e um cenário de destruição no Centro de Rio Formoso foi iniciada. Quatro revólveres e uma pistola foram apreendidos e o dinheiro não foi roubado.

Homem vestido de Batman entrega procurado à polícia na Inglaterra ‘Batman’ entrega criminoso à polícia e desaparece


 | 05/03/2013 | Comments (0)

Na imagem capturada pelos oficias, ‘Batman’ aparece entregando criminoso

Um homem vestido de
Batmansurpreendeu policiais ao aparecer no distrito da cidade de Bradford,Inglaterra, entregar um criminoso procurado aos oficias e desaparecer pela noite.
O homem entregue à polícia é acusado de roubar, fraudar e ignorar intimações ao tribunal, segundo o jornal “The Guardian”. Os policiais relataram a surpresa ao ver o criminoso sendo entregue pelas mãos de um cidadão trajado com as vestes do super-herói, famoso por estrelar seriados de TV nos anos 60.
Toda a história foi confirmada pelo próprio porta-voz da polícia do condado de West Yorkshire, que inclusive divulgou imagens do “super-herói”. A identidade do homem ainda é um mistério.

 | 05/03/2013 | Comments (0)
Os policiais da cidade de Bradford, na Inglaterra tiveram uma surpresa ao ao ver um criminoso procurado, o inusitado é que levou o homem até ao distrito foi um homem vestido de Batman. Logo após entregar o procurado, Batman sumiu do local.
Segundo o jornal “The Guardian”, o bandido era procurado por roubo, fraude e por desrespeitar uma ordem para se apresentar ao tribunal. O porta-voz da polícia do condado de West Yorkshire divulgou fotos do herói mas ninguém ainda conhece sua identidade.

Estratégia da Defesa indica a confissão


Após tentar, sem sucesso, adiar o julgamento do goleiro Bruno, advogados dão a entender que réu vai assumir crime
Publicado no Super Notícia em 05/03/2013
Avalie esta notícia » 
2
4
6
8
JOANA SUAREZ E
Tâmara Teixeira

FOTO: FOTOS ALEX DE JESUS
Primeiro dia do júri teve início por volta das 9h40 e foi encerrado às 19h20
O primeiro dia de julgamento do goleiro Bruno Fernandes foi marcado por manobras da defesa, que, mais uma vez tentou, sem sucesso, adiar o júri do jogador, no Fórum de Contagem, na região metropolitana da capital. Os advogados alegaram que ainda existem recursos a serem julgados no Tribunal de Justiça (TJMG), como o habeas corpus de Bruno. A juíza Marixa Fabiane Rodrigues não acatou o pedido. Diante da recusa, a defesa do goleiro partiu para o tudo ou nada e dispensou todas as testemunhas a favor do jogador, apostando suas fichas no debate com a acusação. Para especialistas, a estratégia pode indicar uma possível confissão do goleiro.

A expectativa é que o veredito do jogador e da sua ex-mulher Dayanne Souza, acusados de participação na morte de Eliza Samudio, saia hoje - já que restaram apenas quatro testemunhas que foram ouvidas ontem, três da promotoria e uma de Dayanne. A previsão anterior era até sexta-feira.

Logo na abertura da sessão, o defensor de Bruno, Lúcio Adolfo Silva, alegou que o TJMG analisa outro recurso, que questiona a autoridade da juíza para pedir a emissão da certidão de óbito de Eliza. Para a magistrada, os pedidos não justificavam o adiamento do júri. Ela negou a retirada do atestado de óbito do processo.

Silva dispensou as três testemunhas de defesa; outras duas convocadas não compareceram. "Elas não trarão nada de novo. Minha estratégia é vencer no debate com o promotor. É ele que tem que provar que o meu cliente é culpado", disse Silva. O advogado de Dayanne, Francisco Simim, também descartou três pessoas que seriam ouvidas, mantendo uma.

Para o criminalista Marco Meirelles, a decisão indica uma possível confissão por parte de Bruno. "Os advogados devem ter chegado à conclusão de que Bruno já está condenado e devem tentar reduzir a pena", afirmou. O mestre em processo penal Denis Alabarse também acredita que o jogador possa contar a verdade sobre o crime. "Ele viu que não tem mais chances de absolvição. Mesmo que o executor mude, ele continuará sendo o mandante. A certidão de óbito de Eliza jogou por terra a estratégia da defesa", avalia. Outra hipótese cogitada é que o jogador coloque a culpa em Luis Henrique Romão, o Macarrão, que foi condenado em novembro pelo crime.

Antes mesmo do início dos trabalhos, o assistente da acusação, José Arteiro, afirmava que tentaria articular um acordo entre a promotoria e a defesa. "Acho possível para atenuar a pena do Bruno", disse.
Júri tem 5 mulheres e duas homens
O destino do jogador Bruno e da sua ex-mulher Dayanne Souza será decidido por cinco mulheres e dois homens. Os jurados foram sorteados entre um grupo de 25 pessoas. O júri predominantemente feminino, segundo especialistas, pode complicar a situação do goleiro. "Apesar de os jurados serem imparciais, o sexo pode influenciar, já que estamos tratando de um processo em que uma mulher foi morta pelo ex-namorado", disse o criminalista Denis Alabarse. Já o defensor do goleiro Lúcio Adolfo Silva disse que não subestima a inteligência feminina. "Não é por ser mulher, que a jurada irá condenar o Bruno", afirmou.

Os jurados ficarão incomunicáveis até a divulgação da sentença. Os advogados e a promotoria podiam dispensar até três jurados na formação do conselho de sentença. A defesa de Bruno descartou cinco mulheres. O promotor Henry Wagner Vasconcelos dispensou dois homens.

Uma das juradas chorou ao ligar para a família para avisar que havia sido selecionada. Uma outra testemunha que foi dispensada cumprimentou o goleiro no intervalo da sessão. "Desejei sorte para ele. Sempre fui fã do Bruno e vou continuar sendo", disse o jovem. Uma testemunha da acusação, Renata Garcia da Costa, foi ouvida por carta precatória. Ela acompanhou um dos primeiros depoimentos do primo de Bruno, Jorge Rosa. (JS/TT)

Assembleia tem orçamento maior do que 848 municípios


Preço .Preço.Considerando todos os gastos, o Legislativo de Minas custa R$ 2,7 milhões, por dia, aos cofres públicos
As despesas da Casa são equivalentes ao caixa anual da cidade de Uberaba 
 LUCAS PAVANELLI - Publicado no Jornal OTEMPO em 05/03/2013
 
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais custa, por dia, R$ 2,7 milhões aos cofres públicos. Para este ano, a previsão orçamentária da Casa bateu recorde ao chegar próxima à marca de R$ 1 bilhão.

O montante relativo às despesas da Assembleia neste ano é equivalente ao orçamento aprovado pelos vereadores de Uberaba, no Triângulo Mineiro (R$ 971 milhões). O município é o oitavo mais populoso do Estado, com mais de 300 mil habitantes e uma das maiores economias mineiras. 

Empresas se interessam em novo projeto viário do anel


ANTP recebeu documentos de países da Europa, Colômbia e Canadá
Publicado no Super Notícia em 05/03/2013
Avalie esta notícia » 
2
4
6
8
FERNANDA VIEGAS

FOTO: JOÃO GODINHO - 6.2.2013.
Solução.De acordo com a prefeitura, revitalização do Anel ainda depende de construção do Rodoanel
A Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), em convênio com a Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP), recebeu, ontem, 17 Cartas de Manifestação de Interesse de empresas com o desejo de participar da proposta de transformar o Anel Rodoviário em uma espécie de avenida, com pista exclusiva para o BRT (sigla em inglês para Transporte Rápido por Ã"nibus) e espaço para a circulação de ciclistas e pedestres. De acordo com a ANTP, foram recebidos documentos de países como Espanha, Itália, Canadá, Colômbia e França.

A entidade informou ainda que apenas seis interessados serão selecionados pelos técnicos da BHtrans para continuar no processo.

Segundo o órgão municipal, o projeto ainda depende da revitalização do Anel e da construção do Rodoanel, prometidas há mais de dez anos. O órgão também garantiu que já informou ao Estado sobre o estudo, e, com isso, as obras de melhorias já levarão em conta a possibilidade de ter faixa exclusiva para o BRT.

O próximo passo será a abertura de licitação para contratar a empresa que elabore o projeto, ainda sem prazo previsto.

Para o presidente da ONG SOS Rodovias, José Aparecido Ribeiro, a proposta "é absurda" ao pretender mudar a função da via. "O Anel serve a Contagem e Sabará e é conexão das principais rodovias mineiras (BR’s 381, 262, 040). Virando avenida, terá mais fluxo de pedestres, tornando o local perigoso", critica.
Revitalização só no segundo semestre de 2014
O processo para a revitalização do Anel Rodoviário foi autorizado pelo governo do Estado no início de fevereiro. O projeto de engenharia deve ser concluído até maio de 2014, quando será aberta licitação para dar início à obra, ainda no segundo semestre do mesmo ano.

O projeto – que será realizado da interseção com a BR–040, no bairro Olhos d’Água, até a avenida Cristiano Machado – foi orçado em R$ 15,5 milhões e será feito pelo consórcio CGP-Ceprol-Afirma, que venceu a licitação.

Na semana passada, o governador Antonio Anastasia publicou, no "Minas Gerais", que as obras de modernização do Anel serão feitas sobre Regime Diferenciado de Contratações (RDC), que flexibiliza o processo licitatório, diminuindo o seu tempo. (FV)

Suspeitos queimam dois ônibus na região Nordeste



Publicado no Super Notícia em 05/03/2013
Avalie esta notícia » 
2
4
6
8
JOSÉ VITOR CAMILO
Especial para o tempo

FOTO: LEO FONTES
Um dos coletivos ficou completamente destruído pelo incêndio
Dois ônibus foram incendiados na região Nordeste de Belo Horizonte em um intervalo de apenas sete horas, entre a noite de domingo e a madrugada de ontem. Um dos ataques aconteceu no bairro São Gabriel, enquanto o outro foi registrado no bairro São Paulo. A distância entre os dois pontos é de cerca de 3 km.

Segundo as informações do capitão Luciano Barbosa, do 16º Batalhão da Polícia Militar, o primeiro atentado ocorreu por volta das 20h20, na rua Conceição do Canindé, no ponto final da linha 3503A (Santa Terezinha/São Gabriel). "O carro estava vazio, e o motorista, do lado de fora, quando chegaram três indivíduos e falaram que tinham um protesto a fazer", contou.

Com um galão com material combustível, os homens atearam fogo no veículo. Antes de fugirem a pé, eles entregaram ao condutor um cartaz com os dizeres: "Covardia com os presos do presídio José Martinho Drumond. Se continuar, queimaremos de novo".

Por volta das 03h40 da madrugada de ontem, na avenida Cristiano Machado, na altura do bairro São Paulo, um ônibus da linha 1505 (Alto dos Pinheiros/Tupi) também foi alvo de um ataque de bandidos. Dessa vez, o coletivo estava se deslocando quando foi fechado por uma caminhonete Fiat Strada. Os homens atearam fogo e fugiram. Ninguém ficou ferido.

Segundo o capitão Luciano Barbosa, não é possível afirmar que os dois casos tenham relação. "Os suspeitos foram identificados, mas não vamos divulgar os nomes para não atrapalhar a investigação", disse.