quinta-feira, 25 de julho de 2013

BH ganha leitos para transplante de medula óssea



HOSPITAL LUXEMBURGO

Unidade exclusiva deve atender cerca de 50 pacientes por ano, incluindo o SUS


Oito posições serão dedicadas exclusivamente ao procedimento
Oito posições serão dedicadas exclusivamente ao procedimento
O Hospital Luxemburgo, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, passa a contar, a partir de hoje, com uma unidade exclusiva de transplantes de medula óssea. O espaço, de 172 m², terá oito leitos dedicados ao procedimento e vai atender uma média de 50 pacientes por ano, incluindo usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), convênios e particulares. Na manhã de hoje, serão inaugurados quatro leitos, que já estão prontos para uso.

O transplante de medula óssea é um procedimento importante no tratamento de alguns tipos de câncer, como leucemias, linfomas e mieloma múltiplo.
Inicialmente, o hospital fará o chamado transplante autólogo, no qual são utilizadas células do próprio paciente. Mas a expectativa do Instituto Mário Penna, instituição de tratamento do câncer responsável pelo Hospital Luxemburgo, é oferecer, dentro de um ano, o transplante alogênico, que utiliza células de doadores compatíveis com os pacientes.
Dados da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) mostram que 83 transplantes de medula óssea foram realizados em todo o Estado no ano passado.
Demanda. Em Belo Horizonte, o procedimento é realizado apenas no Hospital das Clínicas, no Socor e na Santa Casa, e a oferta de leitos não é suficiente para atender a demanda pelo tratamento. A estimativa é que existam pelo menos 60 pacientes do SUS aguardando pelo transplante de medula óssea atualmente.
Mais de R$ 120 mil foram investidos na reforma e na adequação dos leitos pelo Instituto Mário Penna, que fornecerá também a infraestrutura de internação. Os transplantes de medula serão realizados em parceria com a clínica Hematológica, que fará a coleta das células que serão transplantadas.
Segundo o instituto, outros quatro leitos estão sendo reformados e adaptados com a instalação de equipamentos para também realizar o transplante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário