domingo, 12 de agosto de 2012

Saber se posicionar no trânsito pode evitar diversos acidentes


No conturbado trânsito urbano, pedestres são obrigados a desviar de automóveis que param sobre a faixa, comprovando a falta de respeito de vários motoristas


Publicação: 12/08/2012 12:48 Atualização:
 A maioria ainda ignora os princípios básicos de civilidade e tumultua a circulação de veículos (Estado de Minas)
A maioria ainda ignora os princípios básicos de civilidade e tumultua a circulação de veículos
 
Um dos grandes dilemas de cidades médias e grandes é a postura dos motoristas ao volante. A maioria ainda ignora os princípios básicos de civilidade e tumultua a circulação de veículos pelo egoísmo e desconhecimento das regras básicas. Saiba o que pode ser feito para diminuir a agressivade entre os motoristas e as ruas e avenidas não se transformem em cenário
de guerra urbana. 

Para garantir um trânsito mais seguro e dinâmico, o Código de Trânsito Brasileiro determina onde cada veículo deve estar e quem tem a preferência. Separamos algumas situações-chave para você conferir se ainda está em dia com as lições da autoescola.

RETORNO NO CANTEIRO central Essa é das dúvidas repentinas que mais assolam os motoristas. O jeito certo é permanecer à sua esquerda, próximo ao canteiro central. Não esqueça de sinalizar a intenção de retornar, já que a faixa da esquerda é comumente usada para o trânsito rápido.

ROTATÓRIA Regrinha básica também: quando não há sinalização, a preferência é de quem já está na rotatória.
Saber se posicionar no trânsito pode evitar diversos acidentes, desde os graves até aqueles que trazem dor de cabeça e prejuízo (Arte EM)
Saber se posicionar no trânsito pode evitar diversos acidentes, desde os graves até aqueles que trazem dor de cabeça e prejuízo

NA PRAÇA 
Você se aproxima de uma praça que oferece a opção de conversão em diversas ruas e pretende contorná-la. O melhor é se manter à esquerda, para não atrapalhar os outros veículos que pretendem entrar em alguma dessas ruas.

CRUZAMENTO SEM SINALIZAÇÃO
 Sabe quando dá a louca nos sinais e eles param de funcionar? Se não chegar ninguém para controlar o trânsito, de quem será a preferência? Bom, daí depende. Em primeiro lugar, a preferência é do carro que transita por uma rodovia. Nos demais casos, a preferência é dos veículos que vierem à direita do condutor.

VEÍCULO EM URGÊNCIA
 Está no código de trânsito. Quando se percebe a aproximação de veículos em urgência (ambulância, polícia, salvamento etc.), os demais veículos devem deixar a faixa da esquerda livre, deslocando-se para direita e parando, se necessário.

SINAL X FAIXA Sinal verde é para o carro passar, correto? E na faixa de pedestre a preferência é dos transeuntes, ok? E quando as duas sinalizações se encontram, o que prevalece? O sinal!

FILA NA ESTRADA Essa situação também é clássica. Naquela estrada com pouquíssimos pontos de ultrapassagem, é comum formar uma fila de carros atrás dos veículo mais lentos, como um caminhão carregado. Daí vira aquele festival de absurdos, um carro cortando o outro. Para que todos sejam respeitados, o correto é que os veículos da fila mantenham distância entre si para possibilitar que os motoristas que queiram ultrapassar possam ir intercalando o comboio.

FECHANDO O CRUZAMENTO Engana-se o motorista que tem o direito de fechar um cruzamento só porque o sinal está aberto. É preciso prestar atenção e, caso não caiba mais nenhum carro depois do cruzamento, o melhor é esperar. E nada de invadir a faixa de pedestre.

NO SENTIDO CERTO
 Para estacionar na rua, quando não houver sinalização orientando, é preciso estar atento ao sentido do fluxo. Se você estacionar seu carro no sentido oposto estará sujeito a multa.

NA PERPENDICULAR Também existem normas para as motos estacionarem. A posição correta, também se não houver sinalização orientando, é na perpendicular em relação ao meio-fio.

NÃO ABRA A CURVA Olha essa. O artigo 35 do CTB determina que antes de qualquer deslocamento lateral, que pode ser entendido como a transposição da faixa de trânsito, o motorista deve indicar seu propósito de forma clara e com a devida antecedência. Então, nada de abrir a curva, invadindo a faixa ao lado, a não ser que você esteja dirigindo uma carreta. Mas se for fazer, não deixe de sinalizar.

Candidatos de primeira viagem enfrentam mais dificuldades Falta de recursos financeiros, de apoio e de estrutura são os problemas



Publicado no Jornal OTEMPO em 12/08/2012
Avalie esta notícia » 
2
4
6
8
LUCAS PAVANELLI
FOTO: DIVULGACÃO
Lúcio Galvão tem dificuldade para conciliar o trabalho e a campanha
Se, por um lado, 95% dos atuais parlamentares de Belo Horizonte tentam se reeleger, a maioria dos candidatos a vereador na capital mineira sequer disputou uma eleição anteriormente. Dos 1.149 candidatos cujas candidaturas já foram aceitas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), 843 querem, já na primeira eleição que disputam, garantir uma cadeira no Legislativo municipal. Os candidatos de primeira viagem enfrentam dificuldades financeiras e falta de apoio, de tempo e de estrutura para divulgarem suas campanhas.

É o caso, por exemplo, de Lúcio Galvão (PHS), candidato em Contagem. Ele conta que, para driblar a falta de dinheiro, pesquisa onde gastar menos com material de propaganda. Outra dificuldade, para ele, é conciliar o trabalho com a candidatura. "Não dá para largar a empresa e ficar somente como candidato", afirmou.

A dificuldade em obter financiamento para a campanha é o principal obstáculo apontado por Marlon Neves (PPS). Em sua primeira prestação de contas ao TRE, figura um gasto de apenas R$ 810. O dinheiro, doado pelo pai, foi gasto com material de propaganda. "Por causa da dificuldade de obter recurso, os santinhos só ficaram prontos agora, um mês depois do início da propaganda eleitoral", lamentou. Como alternativa, Marlon utiliza as redes sociais e acompanha as caminhadas do candidato à prefeitura Durval Ângelo (PT) para divulgar seu nome. "Mas é difícil. O espaço é concorrido", afirmou.

Quem não tem ou não quer gastar seus próprios recursos, abusa da ferramenta mais antiga e gratuita de divulgação: o boca a boca. É a tática utilizada pelo candidato a vereador mais idoso da capital. Com 82 anos, Márcio Octávio Dias dos Santos (PSDB) disputa uma eleição pela primeira vez.

Em sua prestação de contas divulgada pelo TRE, um dado salta aos olhos. Márcio não gastou nenhum centavo com propaganda até o momento. "Não vou usar dinheiro meu em campanha e não quero financiamento de ninguém porque não quero ficar preso a ninguém. Minha divulgação é no boca a boca com gente que conheço", afirmou. Márcio conta que a experiência pode ajudar. "Fui diretor de clube e bancário, trabalhei durante 24 anos na área de transporte, fui conselheiro do Atlético e sou maçom", conta Márcio, que pede votos às pessoas mais próximas.



`Renovação nem sempre é sinônimo de qualidade´
Em 2008, a renovação da Câmara de Belo Horizonte bateu recorde e alcançou 40% das cadeiras. Ou seja, dos 41 parlamentares, 16 nunca tinham sido vereadores. Entretanto, a simples renovação não é sinal de que a legislatura será positiva, na opinião do cientista político da UFJF Paulo Roberto Leal.

"É impossível adiantar se renovar ou não renovar será bom. O que será bom ou mau é a forma pela qual os candidatos chegarão lá", explicou.

Na opinião do professor, os vícios no processo eleitoral acompanham grande parte dos candidatos, tanto os que querem assumir pela primeira vez quanto os candidatos à reeleição. "Um deles é que existem modos indiretos de comprar votos. Tem candidato que contrata gente para fazer boca de urna e só com os votos desses contratados, praticamente, garante sua eleição".

Uma solução para esse problema seria mudar o sistema eleitoral. "Nosso sistema é de voto aberto, ou seja, o eleitor vota diretamente em quem ele quer eleger. Outros países trabalham com a lista fechada, na qual o eleitor elege o partido. Se houvesse essa regra, possivelmente não teríamos os 29 partidos que temos. Poucas legendas de aluguel conseguiriam sobreviver". (LP)
Novato pode até sair com vantagem
Se a grande maioria dos candidatos a vereador que disputam a eleição primeira vez não tem qualquer tipo de apoio, há quem chegue com vantagem na disputa justamente por causa da influência de seus cabos eleitorais. São os "apadrinhados".

Um deles é Pedro Patrus (PT), filho do candidato à Prefeitura de Belo Horizonte, Patrus Ananias (PT). "Tem dois lados nessa história. Um é que se ele não fosse candidato, estaria mais próximo da minha campanha. Hoje meu pai apoia toda a base e não só minha candidatura. Outro é que as pessoas podem fazer a associação entre o nome dele e o meu", analisou Pedro. (LP)

Sargento da PM se envolve em briga de trânsito e mata jovem com tiro na cabeça



12/08/2012 09h26
Avalie esta notícia » 
2
4
6
8
MÁBILA SOARES
Siga em: twitter.com/OTEMPOonline
Um sargento da Polícia Militar, de 44 anos, é suspeito de matar um jovem durante uma briga de trânsito no bairro Diamante, na região do Barreiro, em Belo Horizonte, neste domingo (12). Segundo a polícia, a vítima, de 24 anos, estava armada e ameaçou atirar contra o militar. O sargento conseguiu desarmar o rapaz, mas foi atingido por um tiro no braço. O jovem levou três tiros, sendo um deles na cabeça. O militar alega legítima defesa, mas a esposa da vítima nega as circunstâncias do crime.
De acordo com o soldado Pereira, do 41º batalhão, o filho do sargento, de 20 anos, passava pela rua Visconde de Caeté, em um Celta prata, quando bateu na traseira do carro da vítima, um Stilo da mesma cor. Segundo a PM, a vítima teria descido do carro e discutido com o filho do PM. Após exigir o pagamento do estrago causado no veículo, o rapaz teria ido até a casa onde mora buscar a esposa e duas armas. "Ele estava com dois revólveres. Um calibre 22 e outro 38", afirma o soldado.
Quando a vítima voltou para o local do acidente, o sargento já tinha sido chamado pelo filho. Após uma discussão, a vítima teria sacado uma das armas e apontado para pai e filho. "O rapaz tirou a arma da cintura e falou que se eles não pagassem o estrago eles iriam morrer", diz Pereira. Mesmo com o braço machucado por lesões anteriores, o sargento conseguiu desarmar o jovem, que portava um revólver calibre 38.
Ainda conforme informações da PM, a vítima surpreendeu o militar e sacou mais uma arma, desta vez calibre 22, e apontou novamente para o policial e o filho dele. Neste momento, o sargento sacou sua arma e atirou três vezes. O rapaz foi atingido na coxa, peito e cabeça e morreu na hora.
Antes de morrer, os dois entraram em luta corporal e o jovem atirou no sargento, que foi baleado de raspão no braço. Ele foi socorrido e encaminhado a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Diamante. Após receber atendimento médico, ele foi detido e encaminhado à 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil, na avenida Sinfrônio Brochado.
Além da esposa da vítima, que presenciou o crime, a mulher do sargento também teria visto toda a confusão. As duas foram levadas para a delegacia para prestar depoimento. As armas usadas pela vítima foram apreendidas, assim como as munições deflagradas. Em conversa com o delegado, a esposa da vítima negou as circunstâncias do crime. Segundo ela, o marido portava apenas uma arma. Ela afirma ainda que os disparos foram efetuados pelo filho do militar.
Ainda de acordo com o soldado Pereira, o sargento envolvido no crime é lotado na 11ª Companhia do 41º Batalhão de Polícia Militar.
Passagens pela polícia
Ainda de acordo com a PM, a vítima tenha duas passagens pela polícia quando menor. No entanto, não foi possível pesquisar o motivo da apreensão.
Uma vizinha da vítima, que não quis se identificar, contou à reportagem do Portal O Tempo Online que a vítima se preparava para ir à missa quando foi morta. No entanto, a informação não foi confirmada pela polícia.