sexta-feira, 2 de março de 2012

Datas e eventos são usados para fazer propaganda eleitoral


Irregularidade.Outdoors com fotos e nomes de políticos podem ser considerados campanha extemporânea
Pré-candidatos afirmam que não há intenção de divulgar suas imagens
Publicado no Jornal OTEMPO em 02/03/2012
Avalie esta notícia » 
2
4
6
8
ISABELLA LACERDA
FOTO: ANDRÉ FOSSATI
Apoiadores. Durval Ângelo aparece ao lado de seus futuros cabos eleitorais - Marília, Dilma e Lula
Galeria de fotos
Apesar de ainda faltar quatro meses para o início do período de propaganda eleitoral permitido pela Justiça, pré-candidatos a prefeito e a vereador já são vistos em outdoors e faixas espalhadas pelas principais avenidas da cidade.

Um exemplo é o deputado estadual Durval Ângelo, já anunciado como o pré-candidato do PT para a Prefeitura de Contagem e dono do apoio da atual prefeita, a também petista Marília Campos.

Em uma das mais movimentadas avenidas da cidade, a Babita Camargos, pelo menos três outdoors mostram o deputado ao lado da atual prefeita, além da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula. O motivo é a comemoração do aniversário de 32 anos do PT, ocorrido no dia 13 de fevereiro. Apesar da festividade já ter acontecido, até ontem as placas continuavam expostas.

Adversário do petista na disputa pela Prefeitura de Contagem, o deputado estadual Carlin Moura (PCdoB) também tem usado sua imagem em outdoors. No cartaz, Carlin convida a população a comemorar seu aniversário. A festa está programada para o próximo dia 11 e terá atrações como o cantor Tomate. Em 2008, o encontro reuniu quase mil pessoas, segundo o site do deputado.
Já em Belo Horizonte, no bairro Camargos, cinco faixas colocam em destaque o nome da vereadora Neusinha Santos (PT). O cartaz agradece a petista pelo asfaltamento da avenida Gentil Portugal e pela implantação da Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) no local.

Críticas. O promotor eleitoral Edson Resende afirma que os casos podem vir a ser investigados pelo Ministério Público (MP) Estadual. Segundo ele, uma propaganda extemporânea é configurada não apenas pela mensagem e conteúdo explícitos pelo outdoor, "mas também pelo que está por trás daquela propaganda".

"Os casos de suspeita de propaganda extemporânea precisam ser apurados caso a caso. Mas tudo que venha a promover e enaltecer o nome de uma figura política, que pretende se
candidatar futuramente, pode representar propaganda fora de época", explica o promotor.

Responsável pela área de apoio à propaganda eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, Diogo Cruvinel ressalta que o agente político não pode usar de uma prerrogativa, como aniversários e conquistas de sua administração, para marcar uma propaganda eleitoral antecipada. "Em casos de propagadas partidárias, por exemplo, a sigla tem o direito de fazer a propaganda, mas sem transformá-la em promoção de candidatos", argumenta.

Nos casos em que a Justiça Eleitoral constata a propaganda irregular, o agente político pode ser enquadrado por improbidade administrativa e até mesmo abuso de poder - quando há uso de recursos públicos. As multas para esses crimes variam de R$ 5.000 a R$ 25 mil.
JUSTIFICATIVAS
Explicação é que não há motivação política
Os pré-candidatos que aparecem nas faixas e outdoors afirmam que não tinham objetivo de divulgar, de forma antecipada, sua futuras candidaturas.

O deputado estadual Durval Ângelo (PT) afirma que pagou os outdoors com dinheiro particular. "Não gastei minha verba parlamentar porque já tinha estourado minha cota. Não quis afrontar a legislação, mas comemorar o aniversário do PT e incentivar as filiações em Contagem", justifica.
"Que os outdoors divulgam minha imagem, isso divulgam. Mas eu já sou uma figura conhecida", explicou.

O também deputado Carlin Moura (PCdoB) garantiu que o outdoor em comemoração ao seu aniversário não tem uma conotação política. "É uma festa feita pelos meus amigos. Já existe essa tradição. Para participar é preciso pagar ingresso e ela acontece em espaço particular", disse. "É um direito meu fazer aniversário e não falo no cartaz nem que atualmente sou deputado. Não tem nada de política", ressaltou.

A vereadora Neusinha Santos (PT) disse desconhecer as faixas. Ela acredita ter sido uma homenagem dos moradores do bairro, local onde, segundo a petista, ela obteve o maior percentual de votos nas últimas eleições.

"Eu moro lá perto e os moradores têm um grande carinho por mim. Eu sempre faço reuniões no bairro e eu não sabia nem que tinham tapado os buracos lá", explica. "Vou apurar quem colocou as faixas e tenho certeza de que quem as colocou, foi de boa vontade". (IL)
Campanha começa oficialmente em 6 de julho
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou em fevereiro o calendário eleitoral para o pleito de outubro e ficou definido que apenas a partir de 6 de julho serão permitidas propagandas eleitorais.

A partir dessa data, fica permitido aos candidatos, partidos e coligações a utilização de sons, a realização de comícios, além de propagandas eleitorais na internet, desde que não sejam pagas.

Para denunciar casos de infração às regras eleitorais, o responsável pela área de apoio à propaganda eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Minas, Diogo Cruvinel, diz que existem três caminhos: procurar a sede da Justiça Eleitoral, relatar os fatos via portal do tribunal ou apresentar denúncia ao Ministério Público. "A Justiça está atenta a esses casos", diz. (IL)

Délio Malheiros revela ameaça de morte por conta de questionamento no contrato do Galo


Luiz Martini - Superesportes
Publicação: 02/03/2012 11:02 Atualização: 02/03/2012 11:19
Deputado estadual pelo PV, Délio Malheiros  (Gladyston Rodrigues/EM/DA Press)
Deputado estadual pelo PV, Délio Malheiros
O questionamento na redação do contrato entre a BWA e o Clube Atlético Mineiroquase saiu do âmbito esportivo para as páginas policiais. Isso porque o deputado estadual Délio Malheiros (PV), que questionou uma cláusula no acordo comercial firmado entre o Galo e o consórcio Arena Independência, foi ameaçado de morte por um torcedor.

O parlamentar comentou a ameaça recebida por e-mail. “Isso é de torcedor inconsenquente que não havia lido na íntegra o que falei sobre o contrato. E coloca a paixão no meio e dá nesse tipo de coisa. Ele me mandou um e-mail dizendo que se eu insistisse em prejudicar determinado time, eu morreria. O pior é que a mensagem veio de uma Lan House e fica difícil identificar”, disse ao Superesportes.

Malheiros, que participou de uma audiência pública sobre o estádio do Horto nessa quinta-feira, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, explicou o que havia questionado no acordo entre o clube e a empresa.

”O que eu falei é que era preciso modificar a cláusula 11.14, que precisava de nova redação, pois deixava uma interpretação que iria culminar em questão judicial. O time adversário do Atlético teria que se submeter à decisão unilateral da BWA”, justificou.Malheiros, que aproveitou para confirmar que a cláusula já foi revista.

”Colocaram o estado como titular da concessão, como espécie de árbitro. Era isso que eu dizia desde o primeiro. Parece que ainda não assinaram, mas vão assinar. Estive no Ministério Público numa reunião e me mostraram essa nova redação da cláusula. Eu entrei apenas no que diz respeito aos fatos ligados ao consumidor”, frisou.

POLICIAIS E BOMBEIROS DO DF,TÃO MAIS UMA DEMONSTRAÇÃO DE FORÇA E UNIÃO EM FRENTE AO PALÁCIO BURITI.


CERCA DE 10 MIL POLICIAIS E BOMBEIROS FAZENDO HISTÓRIA.

Policiais e Bombeiros militares do DF se reunem pela 2ª vez em grande mobilização na praça do Buriti. Se o GDF achou que o movimento estaria esvaziado, SE ENGANOU.

DISCURSOS
Parlamentares se dirigiram aos presentes e firmaram compromisso com a categoria. Falaram : ERIKA KOKAI, IZALCI, TONINHO, CELINA LEÃO E WASNY e ELIANA PEDROSA. Os parlamentares presentes disseram que iriam até trancar a pauta da Câmara Legislativa se o governo não avançar nas negociações. Disseram também que não permitirão as TRANSFERÊNCIAS ILEGAIS de policiais e bombeiros por conta do movimento.
Policiais da Comissão Unificada também fizeram uso da palavra. Todos foram unânimes em reconhecer que a mobilização tem surtido efeito. Todos foram unânimes em reconhecer a insatisfação dos colegas e também a grandeza do movimento. 

DECISÕES
Continuamos mobilizados . Temos a legislação para usar, as redes sociais, a sabedoria e malícia para levarmos nosso movimento até que o GDF firme um acordo com as categorias. Foi decidido que o nosso próximo encontro será no próximo dia 15 de Março, às 9 horas da manhã na praça do Buriti.

LEGITIMIDADE
Ontem no plenário da comissões da Camâra Federal parlamentares reconheceram a legitimidade do nosso movimento e prometeram acompanhar as negociações.


ENCONTRO COM O GDF
O Secretário de Administração do Df , Wilmar Lacerda, deve agendar para a próxima semana o encontro para a formalização , através de portaria, do grupo de trabalho que participará das negociações com o governo. Estamos aguardando e MOBILIZADOS.

fonte:blog politica cidadania e dignidade

Justiça afasta prefeito, vereadores e secretários em Caratinga


A Justiça determinou nesta quinta-feira (1º) o afastamento imediato e o bloqueio dos bens do prefeito de Caratinga, no Vale do Rio Doce, João Bosco Pessine (PT), de quatro vereadores, dois secretários municipais e um chefe de gabinete. Na decisão, proferida pelo juiz da 2ª Vara Civil, Alexandre Ferreira, eles são acusados de corrupção e enriquecimento ilícito. As denúncias, divulgadas com exclusividade peloHoje em Dia, surgiram após a divulgação de vídeos onde os réus praticavam uma espécie de “mensalão” dentro da prefeitura.

Além do afastamento e do bloqueio dos bens, o juiz ainda determinou o pagamento de multa dos envolvidos por danos ao erário. O prefeito, a secretária da Fazenda, Angelita Carla Nacife, o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Edson Soares de Oliveira, e o chefe de gabinete do petista, Edwy Gonçalves de Oliveira, terão que pagar R$ 313.974. Já os vereadores foram multados individualmente: Altair Soares da Silveira em R$ 98.524, Emerson da Silva Matos em R$ 146.608, Ricardo Heleno Gusmão em R$ 111.500 e Ronilson Marcílio Alves em R$ 62.000.

Além dos vídeos gravados dentro do gabinete de Edson, o juiz destacou outras provas recolhidas após cumprimento de mandado de busca e apreensão e de quebra dos sigilos fiscal e bancário dos investigados. De acordo com Ferreira, foram encontrados um comprovante de depósito do prefeito para Edson, no valor de R$100 mil, e um “contrato de gaveta” de um imóvel que não havia sido declarado à Justiça na residência do vereador Ronildo.

Tabela com o Piso Salarial dos Policiais Civis do Brasil, por isso a GREVE NACIONAL 16/03

Ranking Salarial dos Policiais Civis no Brasil

Carta de uma oficial PM a pura realidade publicada nas redes sociais

 Ofereço um ótimo emprego com remuneração e aposentadoria garantida.
 Exigências: - Você terá que anular sua vida e viver em função da vida de pessoas que você não conhece, mas que jurou defendê-las; - Terá que ouvir dessas pessoas, que você nunca viu na vida, que elas pagam impostos e que, por isso, terá que vestir sua capa de herói diariamente e dar seu jeito;
 - Você terá que abrir mão de sua família, por que o ótimo emprego voluntário coloca a sua vida em risco;
 - Você trabalhará em todas as grandes festas populares, todos os feriados, quase todos os finais de semana; - E, quando um outro colega de trabalho for pego fazendo algo errado, você será colocado na vala comum dos “bandidos fardados”, será apontado nas ruas, julgado sem o menor direito de defesa, por que o ótimo emprego voluntário é um dos alvos preferidos dos “policiólogos” de plantão. Advertências:
 - O ótimo emprego voluntário é viciante, é algo que entra em nossas veias poderosamente e que toma conta de nosso ser, nos trazendo uma alegria dúbia, só entendida por aqueles que têm amor à farda; 
- O ótimo emprego também causa surtos de loucuras, pois, mesmo depois de sermos maltratados, julgados, apontados, ainda somos capazes de sorrir após uma simples ocorrência resolvida, um carro recuperado, uma vida preservada… Sorrimos para nós mesmos, orgulhosos de nossos feitos heroicos, pois grande parte da “nobre sociedade” não sabe que sorrimos por que sorrir é humano… (prefiro calar). 
Os interessados poderão me procurar em alguma rua, em alguma viatura, nas madrugadas… para que eu possa lhe apresentar os outros 9.999 homens e mulheres que serão seus companheiros. 
Mas se você não aceitar esse ótimo emprego voluntário, pare de me julgar e de dizer que paga meu salário como se eu também não pagasse impostos…
Pare de olhar para mim como se eu fosse um analfabeto, pois sou graduado, especializado, doutor… 
Sou cidadão como você! A diferença é que escolhi defendê-lo mesmo com o risco de minha própria vida.
 Capitã Geórgia – PMRN
 Fonte: Blog do Adeilton:

Câmera flagra jovem sendo executado em churrascaria


Maristela Bretas- Do Portal HD - 2/03/2012 - 09:05. Última Atualização: 13:32
REPRODUÇÃO

Jovem foi rendido no estabelecimento por dois homens armados
A polícia está a procura de dois homens que, na madrugada desta sexta-feira (2), executaram com seis tiros um jovem de 20 anos, dentro da Churrascaria Bonanza, no km 8 da BR-040, bairro Guanabara, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com a delegacia de Homicídios de Contagem, os suspeitos já teriam sido identificados e podem ser presos a qualquer momento.

Segundo a Polícia Militar, a vítima, Elvis Silva Camargos estava sentado em uma cadeira tomando cerveja com três mulheres e um amigo, quando foi surpreendido por um homem armado, ainda não identificado, que começou uma discussão e tentou arrastá-lo para fora do local.

Ainda dentro da churrascaria, clientes tentaram separar a briga, mas um segundo suspeito, que também estaria armado, entrou no estabelecimento, provocando corre-corre das pessoas. Elvis conseguiu se soltar de seu agressor e correu para os fundos da churrascaria. No entanto, foi acuado e executado com seis tiros a queima-roupa. Os dois suspeitos fugiram em um carro, ainda não identificado.

Após o tiroteio, os amigos do rapaz fugiram sem esperar a chegada de socorro e da polícia. A PM investiga se os suspeitos e a vítima teriam começado o desentendimento em uma boate que fica em frente ao restaurante. Elvise seus amigos deixaram o local, mas teriam sido seguidos pelos suspeitos, que retomaram a briga.
Confira o vídeo - Cenas fortes....

Fonte Hoje Em Dia
Postado por Washington O Rodrigues

A COMISSÃO DOS DIREITOS HUMANOS DA ALMG TERÁ MUNIÇÕES DE SOBRA PARA APURAR AS DENÚNCIAS EM TEÓFILO OTONI, SÓ RESTA A SABER SE REALMENTE ELAS SERÃO APURADAS



Conforme ficou comprovado em SR Portaria nrº 09 de 09/03/93, quando no comando do pelotão sediado na cidade de Itambacuri, intermediou a venda de uma arma pistola 7.65MM, furtada no forum da comarca, deixando de observar procedencia da referida arma.
Artigo: 13
Dias de punição: 2
Classificação: G

OBS: Se o "comandante" no caso acima fosse um Cabo, Sargento ou Sub Ten, o que aconteceria? No caso de dias de punição daria apenas 2 dias? Ou seria aberto um PADS e o colocado na rua, sobre o pretexto de ter manchado o nome da corporação? Alguém sabe me responder?

Esse fato aconteceu com um comandante de um determinado batalhão do interior, comandante este tido como linha dura perante seus subordinados, seja ele praça ou oficial subalterno. Comandante tido como correto, íntegro e acima de qualquer suspeita. Denúncias contra o mesmo são dezenas e todas encaminhadas as autoridades competentes, mas nenhuma apurada pelo menos é o que tudo indica, já que o referido continua no cmdo do mesmo batalhão e cometendo as mesmas arbitrariedades. Existe denúncias de agressão a um irmão, com o mesmo embriagado e sem ter como se defender, tem acressão gratuita com um tapa na cara de um civil, tem denúncia de militares que deram um pulão em viciados de drogas já tarde da noite e derrepente que aparece para libera-los? O próprio. Houve pichações nos muros da cidade onde o referido cmda o envolvendo em tipo de crimes, os bombeiros foram chamados para apagar as pichações, foi feito algo para saber se as acusações eram falsas ou verdadeiras? Se foram ninguém sabe pois nada aconteceuTem denúncias desse cmt estar usando a administração de seu batalhão e todos os seus meios para assunto particular, como, p/2, seções administrativas, papeis timbrados e assessor jurídico para ficarem monitorando alguns blogs inclusive este e depois entrar na justiça local com ação de danos morais pedindo vultosas quantias de indenização, sendo coincidencia ou não quase sempre ganhando a causaCom um curriculum de dar inveja a qualquer fora da lei e com todas essas denúncias de conhecimento das autoridades competente, somente agora que a Comisão dos Direitos Humanos resolveu dar um basta nessa façanha, indo até a referida cidade para dar início as apurações das referidas denúncias. Agora com a casa prestes a desabar, pois um dos membros da Comissão que apurará o caso senhor deputado Sargento Rodrigues, não da mole a essas pessoas, o acusado talvez orientado por alguém que interessa deixar as acusações impune, pede contagem de tempo e tenta cantar para subir.

Policiais civis na luta pela PEC 300


Presidente da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis, Jânio Bosco Gandra - greve no dia 16 de março -


O ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo, receberá no próximo dia 7 de março os representantes dos sindicatos de policiais civis de todo o país, que discutem se entram ou não em greve nacional no início de abril. A principal pauta dos sindicalistas é a aprovação de propostas que constavam da Proposta de Emenda Constitucional ´(PEC) 300, como o piso nacional para policiais e bombeiros. As federações estaduais de policiais foram convocadas para decidir sobre a greve no dia 16 de março. Se a paralisação for aprovada, ela começará em 16 de abril, informa o presidente da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis, Jânio Bosco Gandra. Felipe Patury
Origem: Blog do Capitão Assumção

Falta de investigadores agrava criminalidade


Posted on  by Reinaldo

Para especialista, polícia fica sem ter como reprimir as ações de bandidos
O déficit de policiais civis em Minas Gerais, sobretudo de investigadores, e a falta de um planejamento financeiro mais eficiente, voltado para a segurança pública, são apontados pelo sociólogo Luís Flávio Sapori, ex-secretário de Estado de Defesa Social, como responsáveis pelo avanço da criminalidade no Estado. De acordo com a Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, atualmente, 6.818 investigadores atendem aos 853 municípios mineiros. O déficit é, segundo a diretoria do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (Sindpol-MG), de 3.500 profissionais.
José Maria de Paula Cachimbinho, um dos diretores do Sindpol, reforça que os altos índices de criminalidade no Estado são reflexo do baixo número de profissionais atuando na Polícia Civil. Segundo ele, seriam necessários pelo menos mais 9 mil profissionais para qualificar o efetivo. Enquanto faltam investigadores, o agente Garofalo, da Seccional Leste, afirma que os bandidos aproveitam para dificultar os trabalhos de investigação. “Na saidinha de banco, por exemplo, eles usam capacete. Sem reconhecer de imediato, ficamos sem efetivo suficiente para dar resposta rápida à sociedade”, diz. Continue reading