quarta-feira, 14 de março de 2012

Samu demora e servente morre


Familiares de Édson de Assis dizem que unidade só chegou quase 1 hora depois
Publicado no Super Notícia em 14/03/2012
Avalie esta notícia » 
2
4
6
8
DAYSE RESENDE
cidades@otempobetim.com.br
FOTO: JOÃO LÊUS
Segundo a Secretaria de Saúde, homem estava com sinais de embriaguez
O servente de pedreiro Édson de Assis Francisco, de 46 anos, pode ter morrido, na tarde de ontem, no Hospital Regional de Betim, na região metropolitana, por causa da demora que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) levou para chegar ao local. Quem faz a denúncia é o cunhado de Edson, o operador de elevador Fábio Barbosa dos Santos, que diz que a unidade móvel só chegou ao local aproximadamente uma hora depois da primeira ligação dos familiares ao Samu. Por causa do ocorrido, a Polícia Militar foi acionada e um boletim de ocorrência registrado.
"Por telefone, informamos a gravidade do caso à atendente, mas o primeiro Samu chegou 30 minutos depois, sem médico e sem os equipamentos necessários para o atendimento. Depois de 20 minutos, um outro Samu chegou, mas já era tarde, pois meu cunhado já estava em estado grave".
Revoltado, o operador de elevador se queixou ainda de mal-atendimento e afirmou que um vizinho, que também ligou para o Samu pedindo o atendimento, foi ironizado pela atendente. "Ela disse que pobre tem que esperar até morrer", garantiu.
Já a irmã de Edson, a autônoma Cristina de Assis Rodrigues, informou que o seu irmão tinha problemas de convulsão, mas que, se o atendimento tivesse sido imediato, a tragédia poderia ter sido evitada. "Houve negligência no atendimento, pois, além da demora para se chegar ao local, o primeiro carro do Samu veio sem os equipamentos necessários e sem médico", justificou.
A Secretaria de Saúde informou que, no boletim registrado pela Central de Atendimento do Samu, o pedido de socorro foi feito às 15h30 e que a unidade móvel chegou ao local onde ele estava às 15h40. Conforme nota, a equipe do Samu constatou sinais de embriaguez e parada cardíaca e, imediatamente, iniciou as manobras para reanimá-lo. "O coração do senhor Edson voltou a bater, e, rapidamente, a equipe o encaminhou para o Regional. Ao dar entrada na unidade, ele novamente sofreu uma parada cardíaca que o levou a óbito", ressaltou o órgão.
Frota estaria sucateada
Funcionários da Saúde denunciaram, em janeiro, que boa parte da frota do transporte sanitário está sucateada, inclusive ambulâncias do Samu. Segundo eles, 25 dos 101 veículos estão parados na oficina do Centro Administrativo por falta de peças e de manutenção. A situação está causando sérios transtornos para os usuários. "O atendimento à população está comprometido", disse um servidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário