quinta-feira, 1 de março de 2012

Aumento da violência assusta os moradores de cidades do interior de Minas Gerais


Os números divulgados ontem pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) mostram que o aumento da violência atinge municípios de todas as regiões. Levantamento em 28 cidades com população acima de 100 mil habitantes aponta que 23 delas registraram crescimento no número de crimes violentos ou de homicídios em 2011, quando comparado com o ano anterior. Sete Lagoas, na Região Central, e Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, estão nesta relação, o que preocupa a população local e a faz recorrer a recursos como cercas elétricas, alarmes, câmeras de segurança e contratação de segurança particular.
Em Sete Lagoas, os dados revelam que o número de crimes violentos passou de 600, em 2010, para 790, no ano passado, enquanto os homicídios, no mesmo período, foram de 39 para 60. Para a vice-presidente do Conselho Municipal de Defesa Social, Maria das Graças Mendes de Almeida, a sensação de insegurança na cidade vem crescendo nos últimos anos. Segundo um levantamento feito pelo conselho há quatro anos, muitos dos crimes são praticados por pessoas de outras cidades. “Com a proximidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte, muitos criminosos viram a facilidade de vir até Sete Lagoas, praticarem seus crimes e fugirem impunes”, lamenta Graça.

Na opinião de Maria das Graças, é preciso maior união dos poderes executivos das três instâncias para tentar solucionar o problema. “A PM e a Polícia Civil têm feito o seu trabalho, mas é preciso maior participação do município, principalmente em relação às drogas”, avalia. Segundo Graça, o crescimento sem planejamento do município, e o aumento do tráfico de drogas são os fatores que mais influenciaram crescimento da violência. “Faltam políticas públicas para combater o aumento do uso de drogas na cidade”, critica.

Fé em Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário