terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Vandalismo no carnaval de São Paulo. Presos alegam acordo para não ter campeã do Carnaval


    Publicação: 21/02/2012 20:23 Atualização: 21/02/2012 21:00
    Carro alegórico da Pérola Negra foi incendiado durante a confusão
    Carro alegórico da Pérola Negra foi incendiado durante a confusão
    Tiago Ciro Tadeu Farias e Cauê Santos Ferreira, presos nesta terça na confusão que interrompeu a apuração do título do carnaval de São Paulo, afirmaram em depoimento que havia "um acordo de cavalheiros" para que nenhuma escola saísse campeã neste ano. Eles prestaram depoimento ao delegado Osvaldo Nico Gonçalves, da Delegacia de Turismo.
    Veja outras fotos do tumulto
    A troca de dois jurados, na quinta-feira, 16, um dia antes do início dos desfiles, motivou o combinado que envolveu 13 escolas - apenas a "campeã", que seria beneficiada pela troca, não participou do acordo, na versão dos presos. Eles não disseram qual seria essa escola. A Mocidade Alegre estava na frente, muito próxima do título, quando a leitura dos votos foi interrompida.

    Pouco antes da confusão tomar todo o sambódromo, com a invasão do palco e o roubo dos votos, Darci Silva, o Neguitão, presidente da Vai-Vai, começou a incitar membros da própria escola, da Casa Verde, da Gaviões e da Camisa Verde e Branca: "Tá tudo vendidinho, tá tudo vendidinho", gritava, em alusão aos jurados.

    Na sexta-feira, pouco antes do início da apresentação da escola que preside, Silva já havia levantado suspeita sobre a substituição: "Houve uma troca de jurados na calada da noite, mas já que a Liga (das Escolas de Samba de São Paulo) resolveu, nós vamos para o pau", disse.

     (AFP PHOTO / CHRISTOPHE SIMON)
    Confusão
    A apuração e o anúncio da grande campeã do carnaval de São Paulo foram interrompidos por volta de 17h40 desta terça-feira por causa de uma grande confusão e atos de vandalismo. O torcedor Tiago Farias, de 29 anos, da Império da Casa Verde, invadiu a área de apuração no sambódramo do Anhembi, pegou e rasgou os votos da mesa e saiu correndo no momento em que eram anunciadas as notas do último quesito (comissão de frente). Este é o critério de desempate no carnaval de São Paulo deste ano.
    Outros torcedores de várias escolas, insatisfeitos com os votos da comissão julgadora, também invadiram a área que era isolada. Um carro alegórico da Pérola Negra que estava na parte detrás do sambódromo foi incendiado e também houve depedração do alambrado do sambódromo. Cadeiras também foram jogadas. Policiais e seguranças tentam controlar a confusão. O Corpo de Bombeiros foi imediatamente acionado para impedir que o fogo se propagasse por outras alegorias. O fogo já foi controlado.
     
    Eleição interrompida
    Por conta da confusão, ainda não se sabe qual será o desfecho do carnaval paulista. Até o momento do tumulto, a Mocidade Alegre liderava a apuração, seguida de perto pela Rosas de Ouro e Vai-vai. Na outra ponta da tabela, Camisa Verde e Branco e Pérola Negra correm o risco de serem rebaixadas. Já a Império da Casa Verde - escola do invasor - estava na 11ª colocação, com 159 pontos. No ano passado, a Império escapou por pouco de um rebaixamento para o Grupo de Acesso do Carnaval de São Paulo.
     Na tarde de ontem, a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, em reunião com as 22 escolas de samba, definiu a ordem dos critérios de desempate para as agremiações do Grupo Especial e do Grupo de Acesso que participaram do Carnaval 2012.
    Desfile
    Na sexta-feira, abriram o Carnaval paulista as escolas: Mocidade Camisa Verde e Branco, Império da Casa Verde, X-9 Paulistana, Vai-Vai, Rosas de Ouro, Acadêmicos do Tucuruvi e Mancha Verde. No segundo dia desfilaram as escolas: Dragões da Real, Pérola Negra, Mocidade Alegre, Águia de Ouro, Unidos de Vila Maria, Gaviões da Fiel e Tom 
    Maior.

    Nenhuma escola do Grupo Especial foi penalizada no Carnaval 2012. Já no Grupo de Acesso, cuja vencedora será conhecida após a apuração do Grupo Especial, a escola Unidos de São Lucas perdeu três pontos pela falta de um carro alegórico e por um dos geradores de energia exibir um patrocínio.

    Veja as escolas que receberam nota máxima em cada quesito

    Alegoria
    Vai-vai, Rosas de Ouro, Acadêmicos do Tucuruvi e Mancha Verde, Pérola Negra e Mocidade Alegre 

    Fantasia
    Mocidade Alegre, Rosas de Ouro, Acadêmicos do Tucuruvi

    Enredo
    X-9 Paulistana, Vai-vai, Acadêmicos do Tucuruvi, Mancha Verde, Dragões da Real, Mocidade Alegre, Águia de Ouro, Unidos de Vila Maria, Gaviões da Fiel

    Meste-sala e porta-bandeira
    Império da Casa Verde, Vai-vai, Rosas de Ouro, Acadêmico do Tucuruvi, Pérola Negra, Mocidade Alegre, Unidos de Vila Maria, Gaviões da Fiel, Tom Maior

    Bateria
    Império da Casa Verde, Vai-vai, Rosas de Ouro, Mancha Verde, Acadêmicos do Tucuruvi, Pérola Negra, Mocidade Alegre, Gaviões da Fiel e Tom Maior

    Harmonia
    Império de Casa Verde, Vai-vai, Rosas de Ouro, Dragões da Real, Mocidade Alegre, Unidos de Vila Maria, Gaviões da Fiel

    Evolução
    Rosas de Ouro, Mancha Verde, Mocidade Alegre e Tom Maior

    Samba-enredo
    Império de Casa Verde, X-9 Paulistana, Acadêmicos do Tucuruvi, Mancha Verde, Dragões da Real, Mocidade Alegre, Águia de Ouro, Unidos de Vila Maria, Gaviões da Fiel, Tom Maior
    Comissão de Frente

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário