domingo, 26 de fevereiro de 2012

OS POUCOS PARLAMENTARES QUE APARECERAM NO CONGRESSO, APRESENTARAM ALGUNS PROJETOS QUE SEGUNDO ELES SÃO DE INTERESSE POPULAR

Projetos são inspirados em fatos cotidianos

FOTO: GUSTAVO LIMA/AGÊNCIA CÂMARA

Roberto de Lucena apresentou projeto inspirado na greve da PM
GUSTAVO LIMA/AGÊNCIA CÂMARA
Roberto de Lucena apresentou projeto inspirado na greve da PM
 Publicado no Jornal OTEMPO em 26/02/2012
Brasília. Com o recesso em janeiro e o Carnaval em fevereiro, o Congresso pouco funcionou neste ano. Mas isso não impediu que parlamentares apresentassem alguns projetos de lei como resposta a fatos de destaque ocorridos nos últimos meses. O caso do pai que ganhou na Justiça o direito à licença-maternidade, a greve da Polícia Militar da Bahia e as falhas de atendimento em hospitais da rede privada motivaram algumas propostas no mês de fevereiro.

Os projetos ainda estão começando a tramitar e precisam ser aprovados pela Câmara e pelo Senado, além de passar pela sanção presidencial. 

O cientista político Murilo Aragão, da consultoria Arko Advice, destaca que é comum fatos de comoção originarem propostas no parlamento. Mas o percurso para se tornarem leis é longo e a maioria — como no caso dos projetos que reduzem a maioridade penal — costuma ficar pelo caminho. 

Um exemplo é o projeto de lei apresentado pelo deputado Roberto de Lucena (PV-SP) em 16 de fevereiro, estabelecendo detenção de seis meses a dois anos para quem expuser "a perigo a vida ou a integridade física de criança ou adolescente sob sua autoridade, guarda ou vigilância, com o intuito de dificultar ou impedir ação policial ou das Forças Armadas". Lucena se inspirou na greve da PM baiana, no início deste mês, quando vários policiais ocuparam a Assembleia do Estado e levaram seus filhos para lá. 

O caso do servidor da Polícia Federal que perdeu a esposa depois do parto e conseguiu na Justiça o direito à licença-paternidade nos moldes da licença-maternidade levou à apresentação de dois projetos na Câmara. A deputada Andreia Zito (PSDB-RJ) apresentou proposta concedendo o direito ao pai nos casos de falecimento da mãe, em decorrência de complicações no parto ou nos casos de invalidez permanente ou temporária da genitora. 

O deputado Marçal Filho (PMDB-MS) apresentar projeto de lei muito semelhante ao de Andreia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário