quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Após cirurgia, Pedro Arthur recebe alta e volta para Belo Horizonte



23/02/2012 11h25
Avalie esta notícia » 
2
4
6
8
FELIPE REZENDE
Siga em: twitter.com/OTEMPOonline
FOTO: VICTOR SCHWANER
Pedro Arthur receberá alta do Hospital Albert Einstein nesta sexta-feira.
Após quase dois meses de internação no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, o garoto Pedro Arthur, símbolo de combate a meningite no Brasil, vai receber alta. Ele volta para Belo Horizonte com a família nessa sexta-feira (24). Segundo o médico responsável pela cirurgia, Rodrigo Sardenberg, Pedro já consegue respirar 3 horas sem os aparelhos, apenas com o estímulo do marcapasso diafragmático, um resultado acima do esperado.
A expectativa do médico é que entre 3 e 6 meses o menino já consiga respirar totalmente sem a ajuda dos respiradores mecânicos. Ainda segundo Sardenberg, a família será muito importante nesse processo. “Durante o tempo em que o Pedro ficou no hospital nós ensinamos a família a utilizar o marcapasso e também a realizar os exercícios diários. A partir de agora, o Pedro será auxilido por eles, porque é tudo muito simples”. Sardenberg e um técnico da empresa fabricante do marcapasso irão a Belo Horizonte exporadicamente para acompanhar os resultados e dar as orientações necessárias.
Pedro Arthur estava internado no Hospital Albert Einstein desde 29 de dezembro e a cirurgia para implantação do marcapasso diafragmático foi realizada no dia 7 de janeiro. O procedimento, que custou R$ 500 mil, foi conquistado pela família por meio de uma ação na Justiça, que determinou que todo o tratamento fosse custeado pelo governo do Estado. O mesmo Estado, representado pelo secretário de Saúde Antônio Jorge, foi quem deu o comando de funcionamento do aparelho. Por cerca de uma hora, Pedro respirou sem a ajuda de respiradores externos.
O marcapasso diafragmático foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) em 2009 e, até então, dois adultos havi

Nenhum comentário:

Postar um comentário