quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

IPVA em Minas tem redução de quase 6%, anuncia governo


Taxa de Licenciamento, no entanto, teve aumento de 6,77% e passa a ser de R$ 66,38 para todos os veículos


EUGÊNIO MORAES
01_engarrafamento_EUGeNIO MORAES
Frota do Estado teve a entrada em circulação de 650 mil veículos automotores


O valor do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para 2012 teve uma redução de quase 6% em relação a 2011, segundo anúncio feito nesta quinta-feira (1°) pela Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais (SEF-MG). Confira a tabela com os valores no site.


O pagamento será liberado após a publicação no Diário Oficial do Estado, nesta sexta (2). A guia não é enviada para a casa do contribuinte. Os contribuintes podem se dirigir a uma agência bancária credenciada e pagar a tarifa. Para efetuar o pagamento, é preciso apresentar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam)


Em 2011, a frota do Estado teve um acréscimo de quase 10%, com a entrada em circulação de 650 mil veículos automotores. No Estado, aproximadamente 7,2 milhões de veículos estão sujeitos ao pagamento do IPVA. A tabela leva em consideração espécie, marca, modelo, potência, capacidade máxima de tração e carga, ano de fabricação e tipo de combustível utilizado dos veículos rodoviários.


Alíquotas:
4% para automóveis, veículos de uso misto e utilitários;
3% para caminhonetes de carga (picapes) e furgão;
2% para automóveis, veículos de uso misto e utilitários com autorização para transporte público (ex: táxi, escolar) comprovada mediante registro no órgão de trânsito na categoria aluguel;
2% para motocicletas e similares;
1% para veículos de locadoras (pessoa jurídica);
1% para ônibus, micro ônibus, caminhão, caminhão trator.


O prazo para pagamento à vista com desconto ou da 1ª parcela é de 16 a 27 de janeiro, conforme o final da placa. Veículos de placa final 1 poderão pagar em cota única, com 3% de desconto, ou a primeira parcela, até o dia 16/01/2012. A segunda parcela tem data de vencimento em 13/02 e a terceira em 19/02. Confira os demais esquemas abaixo:

Em 2012, a Taxa de Licenciamento aumentou 6,77% em relação ao ano anterior e vai ser de R$ 66,38. Os motoristas têm até o dia 2 de abril para efetuar o pagamento. O documento para pagamento pode ser emitido pelo site da SEF-MG.

 ipva

Nenhum comentário:

Postar um comentário