terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Radar inteligente faz estreia com 11 multas em uma hora na MG-030



EM FASE DE TESTE: Radar inteligente que 'lê' 
placas de veículo começaa funcionar na Grande BH 


Em um segundo, aparelho identifica se veículo tem multas e IPVA em atraso, se está sem licenciamento ou se foi furtado


EUGÊNIO MORAES
radar inteligente
Equipamento foi instalado na MG-30, na saída de Belo Horizonte para Nova Lima


Já está em operação o primeiro radar inteligente de Minas Gerais. O aparelho é capaz de identificar em um segundo se determinado veículo tem pendências como multas e IPVA em atraso, está sem licenciamento ou foi furtado. Instalado próximo ao posto da Polícia Militar Rodoviária, na MG-30, na saída de Belo Horizonte para Nova Lima, o equipamento flagrou 11 carros irregulares em apenas uma hora.

O radar tem tecnologia OCR (sigla em inglês para Reconhecimento Ótico de Caracteres). Além de medir a velocidade do veículo, ele fotografa e faz a leitura da placa. Imediatamente, o banco de dados do Detran é acessado. Se houver qualquer registro em aberto, um alerta sonoro e luminoso é enviado para o computador do posto de fiscalização, permitindo aos patrulheiros efetuar a abordagem.

Foi o que aconteceu com o empresário Hélio Eustáquio Barbosa, de 45 anos, de Belo Horizonte. Hélio seguia para um condomínio em Nova Lima, na Região Metropolitana, quando foi “pego” pelo radar. “Não sabia que tinha essa multa”, diz. Entretanto, ele aprova o equipamento. “É importante porque também indica se o carro é roubado”.

O radar é operado pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG). Segundo o tenente Rômulo Morati, o funcionamento será ininterrupto. O aparelho lê as placas de todos os veículos, até dos que passam abaixo do limite de velocidade.

Desde 2008, já era prevista a instalação dos radares inteligentes, mas a incompatibilidade entre os sistemas do DER e do Detran provocou três anos de atraso. Segundo o gerente de Tráfego e Segurança Viária do DER, Ivan Godoi, o próximo equipamento deve entrar em operação até janeiro. Ficará na MG-290, próximo a Pouso Alegre, no Sul de Minas, divisa com São Paulo. A intenção é que todos os 30 postos de fiscalização da Polícia Militar Rodoviária no Estado tenham um aparelho.

Na sexta-feira (9), mais sete radares fixos de velocidade devem entrar em operação em Minas, totalizando 196 equipamentos. A PM possui outros 18 radares móveis, sendo três na Região Metropolitana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário