quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Bombeiros de Minas dá dicas de segurança para o período das chuvas


chuvas654Com a proximidade do período chuvoso que vai de outubro a abril do próximo ano, é importante que a população adote algumas dicas de segurança. Esses cuidados, de acordo com o Corpo de Bombeiros, podem ajudar na prevenção de acidentes  e orientam o cidadão como agir em situações de risco.  Acompanhe as dicas de segurança do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

Antes das chuvas

Faça limpeza dos telhados; Desobstrua as calhas; Mantenha limpos os ralos, esgotos, galerias, valas, etc; Retire entulhos dos quintais áreas, becos e ruas; Providencie a poda ou corte de arvores com risco de queda; Reforce (ou escore) muros e paredes pouco confiáveis.

Durante chuvas intensas

Mantenha um membro da família atento e vigilante ao nível de subida das águas, mesmo a noite; Tenha sempre lanternas e pilhas em condições de uso; Armazene água potável; Mantenha os objetos de maior valor em partes mais elevadas; Desligue a energia elétrica; Procure abrigo em local alto e seco.

Se estiver no carro

Procure um local alto e espere o nível da água baixar; Não pare o carro próximo de postes ou árvores; Poças de água podem ocultar crateras; Ao atravessar poças mantenha a aceleração contínua em primeira marcha; Dirija devagar, fique longe do carro da frente e evite locais baixos.

Sob risco de inundações ou desabamento

Nos casos de maior gravidade (havendo infiltração, rachadura ou barulhos estranhos) abandone sua residência; Quem mora as margens de rios e próximo a encostas também deve sair de casa; Procure manter a calma acima de tudo; Providencie a evacuação do local e retirada de pessoas que ainda estão correndo risco; Transmita alarme aos vizinhos em caso de súbita elevação das águas; Na iminência de ser levado pelas águas, procure se agarrar em algum obstáculo ou flutuar. Em caso de emergência ligue 193. Com Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário